Foi realizada ontem (08), na Câmara de Vereadores de São Mateus, a reunião para reivindicar a construção de barragens no norte do Espírito Santo, que irá beneficiar os municípios de Nova Venécia, Jaguaré, Conceição da Barra e São Mateus, a fim de evitar problemas como a salinização e a falta de água nas cidades e no campo. Estiveram presentes aproximadamente 50 produtores rurais da região, vereadores de São Mateus e o vice-prefeito, também os secretários de Agricultura e de Meio Ambiente, o vice-prefeito e o secretário de Planejamento de Nova Venécia, representantes do SAAE de Jaguaré e São Mateus, Coopbac, representantes do Incaper, entre outras lideranças.
O objetivo da reunião era formar uma comissão que organizasse, planejasse e cobrasse junto aos órgãos públicos a construção das barragens. A comissão foi formada por Secretários de Agricultura/Vice-prefeitos, Comissões da Agricultura, Incaper, Idaf, Agerh, ANA, SAAE, Cesan, Sindicatos e representantes de produtores rurais, e será coordenada pelo Engenheiro Agrônomo Wellington Secundino. Os que não estavam presentes na reunião serão convidados a participar. As reuniões estarão abertas para todos os interessados.
A primeira reunião da comissão acontece na próxima semana. Todos se mostraram preocupados com a situação e dispostos a se empenhar para concretizar as propostas apresentadas.
Além de já existir projetos anteriores de barragens na região, que poderão ser aproveitados para adiantar o processo, foi anunciado na reunião, pelo Secretário de Meio Ambiente de São Mateus, que no mesmo dia a Secretaria de Agricultura do Estado havia enviado técnicos do Idaf ao município de São Mateus para fazer um levantamento na bacia do Rio São Mateus dos pontos mais viáveis a serem feitas represas. Será apresentado um laudo técnico a Seag, que irá contribuir com a construção. ?Os Secretários de Agricultura de Jaguaré e São Mateus reforçaram a importância do Projeto Barragem Legal em seus municípios.
Redação Campo Vivo