Chuvas voltam à região do cacau na BA, mas temporão deve sofrer redução

0

As chuvas estão voltando para a região sul da Bahia, – onde se concentra a maior parte da produção do cacau do Estado e que já estava a mais de 120 sofrendo com uma longa estiagem-, e renovando o ânimo dos cacauicultores.

De acordo com a agência Clima Tempo, nesta sexta-feira (8), o município de Itabuna deve ter Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Até o momento, já foram registrados mais de 50 mm de chuva na região.

Mas, mesmo com a chegada da tão esperada chuva, a safra temporã de cacau que terá início em maio deverá mesmo sofrer uma redução devido o período de estiagem no momento da floração, em que as plantas precisavam de água para melhor desenvolver. Especialistas do mercado ainda não apontam os números da safra temporã 2016, mas acreditam que deverá ocorrer quedas em torno de 10 a 15%, e ainda um retardo nas entradas de cacau.

A safra principal de cacau, que encerra em março, também vai ficar abaixo da produção anterior. Ela deve chegar a 900 mil toneladas na Bahia, aproximadamente 200 mil toneladas a menos que a safra anterior que marcou 1 milhão e 100 mil toneladas no Estado.

 

 

Mercado do Cacau 

Compartilhar:

Deixar um Comentário