
O 6º Concurso de Vídeos Educativos do Senar contou com um capixaba entre os vencedores. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) foi representado pelo supervisor de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Helder Rodrigues Ribeiro.
O vídeo gravado em uma lavoura do município de Pancas foi um dos quatro vencedores entre os 668 vídeos enviados na categoria ATeG. Ao todo, foram 887 vídeos enviados nas categorias de Assistência Técnica e Gerencial, Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), vindos de 25 estados participantes.
Com o vídeo ‘Poda programada de ciclo no café conilon: Renovação e aumento da produtividade’, o supervisor explica como esta poda é realizada, destacando seu papel na renovação da lavoura e no equilíbrio da produção ao longo do ciclo. Além disso, mostra como a técnica facilita os tratos culturais, melhora o manejo das plantas e aumenta significativamente a produtividade do café.
Emocionado com a conquista nacional, Helder fala sobre a satisfação de fazer um vídeo que levará conhecimento de forma didática para tantos produtores do Brasil, e ressalta que a conquista é de todo um grupo.
“Não tenho palavras para explicar esse momento. É um reconhecimento da agricultura, da nossa cafeicultura do Espírito Santo que leva técnica e conhecimento aos produtores daqui. Isso faz muita diferença. Só agradecer a Deus e ao Senar-ES por todo o apoio e suporte, que fizeram com que a gente alcançasse mais uma vez um patamar nacional”, afirma.
Os vencedores receberão um kit para produção de conteúdo em vídeo, composto por uma mochila, um smartphone, um microfone de lapela e um pedestal para suporte de celular, além de troféu e certificado de participação. As administrações regionais vão receber uma placa em homenagem pela dedicação e divulgação.
Os vídeos selecionados serão divulgados no Senar Play, plataforma com conteúdos digitais gratuitos relacionados ao agro.
O Senar-ES parabeniza nossos técnicos de campo da ATeG, Mariana Maitan, Márcio Nunes, Senária Silva, Rosa Karla e Carlos Ruas, as instrutoras de PS, Elaine Matosinhos e Cecília Bettero, e os instrutores de FPR, Fabiano Giori, Diogo Vivacqua e Aliamar Comério, que tiraram um tempo para produzir um conteúdo educativo para participar do concurso. A dedicação de cada profissional reforça o compromisso do Senar-ES com a educação, a inovação e o fortalecimento do agro capixaba.
Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

