A segurança hídrica em Cachoeiro de Itapemirim é tema do II Seminário Municipal das Águas, que será realizado nesta quarta-feira (25), a partir das 8h30, no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Facacci).
O evento é aberto ao público e vai contar com a participação de agricultores e de várias instituições ligadas ao meio rural, já que a produção agrícola tem sido uma das áreas mais afetadas pela falta de chuva.
A programação inclui mesas redondas, palestra e debate de ações de fortalecimento do Fórum das Águas, um grupo montado no último mês de março, quando ocorreu a primeira edição do seminário.
Segundo o subsecretário municipal de Agricultura Familiar, Edson Canchilheri, essa será uma oportunidade de fazer um balanço do resultado das ações tomadas desde o primeiro seminário e de pensar na realização de ações a curto, médio e longo prazo, que poderão ser tomadas pela sociedade e pelo município para diminuir os impactos da seca.
“Já estamos trabalhando nesse sentido, desde o início da crise hídrica, registrada no fim de 2014. Em março deste ano, realizamos o primeiro seminário, que apontou para a necessidade de contribuirmos para a construção de pequenas barragens e caixas secas em propriedades rurais, o que já estamos fazendo. Agora, vamos traçar novas metas para o futuro”, conta.
Confira a programação do seminário!
7h30 – Inscrições e café
8h – Boas vindas dos presidentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e do Comanci
8h15 – Histórico de ações, desafios encontrados e estratégias desenvolvidas no município pelo Fórum das Águas
8h45 – Palestra “O pasto e a produção de água”
10h – Mesa redonda 1: “Políticas públicas de incentivo à produção e conservação das águas”
12h – Almoço
13h – Mesa redonda 2: “Experiências com a produção e conservação das águas em propriedades rurais”
14h30 – Apresentação e debate do planejamento das ações e fortalecimento da estrutura organizacional do fórum das águas.
16h – Encerramento
Prefeitura de Cachoeiro

