Festa da Colheita da Uva com visitas ao parreiral acontece neste fim de semana em Linhares

O evento acontece no distrito de São Rafael

por Portal Campo Vivo
O parreiral que estará aberto para visitação e degustação é o da propriedade de Osvaldino Neto. Fotos: Secom/Felipe Reis.

A comunidade de São Rafael, distrito de Linhares, vai celebrar a Festa da Colheita da Uva. A data está confirmada para este fim de semana, nos dias 13 e 14 de dezembro. Na programação, tem colheita de uvas direto dos parreirais, muita comida boa com ingredientes produzidos pelos moradores e música para animar que for visitar o distrito. São Rafael é o polo de uva do Município.

O parreiral que estará aberto para visitação e degustação é o da propriedade de Osvaldino Neto, que espera visitantes para a colheita de cerca de meia tonelada de uvas. Osvaldino é um dos pioneiros no polo da fruta na região e nesse período de colheita, toda produção é comercializada durante as visitas.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo! 

“A cada ano recebemos turistas de outras cidades mais distantes, sinal que nosso trabalho é divulgado. Neste ano, passaram por aqui visitantes de São Mateus, Jaguaré e Serra. Para 2026, já penso em aumentar a área plantada e conseguir atender mais visitantes”, disse em clima de entusiasmo.

O parreiral do produtor Osvaldino Neto estará aberto para visitações nos dois dias de festa. As visitas são guiadas e é preciso fazer agendamento pelo link disponível no instagram do Sítio Vovô Chico: https://www.instagram.com/sitio_vovochico?igsh=NHU3b2k3aW5kMTM=

Além da visitação ao parreiral, uma praça de alimentação será montada no Campo do São Judas, próximo ao Bar do Rigoni. Quem chegar cedo vai ser recepcionado com um cafezinho da roça e outros produtos locais como sucos e geleias, feitos especialmente para a festa.

Para o cardápio do almoço, a expectativa é produzir 80 quilos de taiadela. O visitante ainda vai saborear uma galinha caipira com polenta.

Segundo a Associação de Agroturismo das Montanhas do Baixo Rio Doce, um grupo de mulheres também vai produzir a massa durante o evento. “A associação é um apoio para o produtor que deseja proporcionar um turismo de experiências. Ano após ano conseguimos atrair mais produtores e desenvolver a rota de São Rafael”, acrescentou Kelly Cristina Fernandes Ramos, presidente da associação.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Rigoni, disse que a expectativa é a melhor e que tudo já está preparado para festa. 

“Já está tudo preparado e temos certeza que vamos entregar uma festa linda para comemorar mais essa colheita das uvas na comunidade de São Judas. Além de ser uma opção de lazer e entretenimento, o evento movimenta a economia criativa da cidade, com a geração de postos de trabalho e aquecimento do turismo. Nosso principal objetivo é valorizar a história da comunidade que é a pioneira na produção de uvas em Linhares e fomentar o agroturismo da nossa região de montanhas”, afirma o secretário.

A festa é realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura e Lazer.

Sábado – 13/12/2025
8h – abertura do parreiral Sítio Vovô Chico
9h – abertura das barracas c/ café da manhã e produtos artesanais
10h30 – almoço
16 às 18h – Atração Musical: Lucas Chaves
22h – encerramento

Domingo – 14/12/2025
8h – abertura do parreiral Sítio Vovô Chico
9h – abertura das barracas c/ café da manhã e produtos artesanais
10h30 – almoço
12 às 14h – Atração Musical: João Victor e Vinícius
18h – encerramento

Assessoria de Imprensa

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar