Programa Agrinho premia alunos e professores em Vitória

0

O Programa Agrinho que é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), e visa despertar consciência de cidadania, está em sua décima primeira edição, e nesse ano a premiação dos melhores projetos e trabalhos dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Especial acontece no dia 26 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória.

Neste ano de 2015 foram contemplados cerca de 80 mil alunos (crianças e jovens) do Ensino Fundamental de 56 municípios capixabas. Cerca de 5.000 professores foram capacitados pelo Senar-ES para discutir os temas transversais: saúde, meio ambiente, trabalho e consumo, cidadania por meio do tema “Uso Sustentável da Água”, em que os alunos e professores puderam refletir e propor soluções para a crise hídrica.

A coordenação do Programa contatou as Secretarias Municipais de Educação para aderirem o Agrinho. Após a adesão, um instrutor do Senar-ES compareceu ao município para realizar o curso de capacitação dos professores, que posteriormente, trabalharam com os alunos, e escolheram um tema para desenvolvimento dos projetos.

O presidente do Sistema Faes/Senar, Júlio Rocha, afirma que o Agrinho é um Programa claramente bem sucedido. “Além da promoção social e da formação profissional específica oferecida, o Programa contabiliza impressionantes cifras de mobilização de professores em diferentes municípios, trabalhando com crianças e adolescentes que são beneficiados com a assimilação de temas como educação para o consumo, saúde, cidadania e consciência ambiental”, ponderou.

As prefeituras foram responsáveis por selecionar três projetos de cada categoria e direcioná-los ao Senar-ES, que por meio de uma comissão avaliou e classificou os trabalhos.

Entre os prêmios estão uma motocicleta, 3 bicicletas, três impressoras multifuncionais, 04 televisores de 32 polegadas, 11 tablets e 12 notebooks.

O Agrinho

Em seu início, no ano de 2005, o Programa beneficiou mais de nove mil alunos e 530 professores. Os números têm crescido significantemente. Em 2013, o projeto atuou em 52 municípios no Espírito Santo e atendeu a 5.200 professores e mais de 100 mil alunos.

 

 

Mônica Caser

Compartilhar:

Deixar um Comentário