
Produtores de cafés especiais estão mostrando para o mundo a qualidade do café conilon produzido em Linhares. Apreciadores da bebida que tem passado pelo estande da Prefeitura de Linhares, onde a exposição acontece durante a Sic 2025, aprovam o sabor e o aroma marcante dos cafés que carregam tradição e atravessam gerações. Linhares conta hoje com mais de 10 cafés especiais registrados.
Foi a primeira vez que o amazonense Matheus Nunes Barbosa provou o conilon capixaba e disse que o sabor o surpreendeu.

“É a primeira vez que experimento um café de Espírito Santo, 100% Conilon e achei muito gostoso, tem um sabor diferenciado. Sou bartender e utilizo bastante o café em coquetéis e aplico na coquetelaria também. Senti notas interessantes de amêndoas tostadas e frutas vermelhas, que se encaixam super bem nos meus drinks”, disse.
O produtor rural Luciano Passamani, vencedor da 8ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon – Linhares Coffee, ocorrido este ano, comentou que o evento é uma vitrine para os cafés da cidade.
“Participar de eventos como este abre portas para mostrar para as pessoas, pois poucas conhecem, que produzimos um café de qualidade e 100% conilon. Quem tem provado aqui diz que não esperava viver essa experiência, fruto de um trabalho que atravessa gerações. Minha maior satisfação é saber que meu café tem sido aceito pelas pessoas”, comentou o cafeicultor do distrito de São Rafael que destacou aproveitará a oportunidade para levar para mais conhecimentos com a programação técnica.
O evento reúne especialistas, compradores e apreciadores do setor cafeeiro de diversos países, criando oportunidades de negócios e parcerias para os produtores locais. A SIC segue até sexta-feira (7), em Belo Horizonte.
Valda Ravani, Jornalista. Redação Campo Vivo

