
Outubro foi um mês de muito trabalho no setor do turismo em Jaguaré. No dia 17/10, a Secretaria Municipal de Turismo realizou visitas ao itinerário experimental da Rota do Café Conilon. A iniciativa reuniu cerca de 20 pessoas interessadas em investir no município representando agências de turismo e empreendedores locais e de fora, interessados em conhecer os projetos locais.
A visita começou na Comunidade de Barra Seca Ponte Nova, para conhecer as futuras instalações do Zoo Parque Refúgio. Em seguida, o grupo seguiu para a Comunidade de São Roque, onde percorreu uma trilha entre diversas espécies de plantas frutíferas e ornamentais. Também visitou tanques de criação de peixes e finalizou esse trecho degustando a tradicional Cachaça Jaguaré, armazenada há mais de 15 anos.
Vida no interior
A experiência ficou ainda mais rica com a visita às propriedades rurais do município, que revelaram a expressiva produção de café conilon em Jaguaré. Na Fazenda Santa Rita, os participantes vivenciaram o turismo de experiência, contemplaram as paisagens e saborearam um típico almoço do interior. Logo depois, o grupo seguiu para a comunidade de Barra Seca Velha, onde conheceu a fábrica do Café Calvi, acompanhando de perto o processo de torrefação e aprendendo sobre análise sensorial de aromas.
Belezas marcantes
A expedição foi encerrada no projeto Lagoa Azul, que está sendo preparado para receber visitantes com a construção de chalés que têm vista privilegiada para o lago que devido às suas características apresenta tonalidade azul. O local oferece ainda um deque sobre a água e um cenário atrativo tanto ao nascer quanto ao pôr do sol.
“Estamos em diálogo com os proprietários que já confirmaram participação na rota. Em parceria com o Sebrae, estamos oferecendo consultorias para que os empreendimentos estejam preparados para receber turistas. Além das propriedades privadas, Jaguaré também conta com espaços públicos abertos à visitação”, ressaltou a secretária municipal de Turismo, Vera Backer.
FICC
A tão aguardada Rota do Café Conilon está em fase final de preparação para receber visitantes interessados no turismo rural. Em novembro, Jaguaré sediará a primeira Feira Internacional do Café Conilon – FICC, do País, e as expectativas são altas, devido ao nível de negócios e visibilidade que trará para o município.
Assessoria de Imprensa
 
			        
 
			         
															