
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Território Norte do Espírito Santo (Prodnorte) firmaram uma parceria para impulsionar o empreendedorismo na região. “Nosso propósito é melhorar o ambiente para os pequenos negócios com ações integradas junto a prefeituras, empresários e organizações do terceiro setor”, salienta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
O acordo foi selado com a assinatura de um termo de cooperação técnica durante reunião no Palácio Anchieta, em Vitória, no último dia 13. O encontro contou com a presença do governador Renato Casagrande, entre outras autoridades.
Entre as iniciativas previstas pelo termo estão o mapeamento de entidades estratégicas para o desenvolvimento regional, a ampliação de parcerias e a execução de projetos. Por meio do programa Cidade Empreendedora Mais, que já estava sendo trabalhado no município antes mesmo do início da cooperação técnica, foi estruturado o serviço de inspeção animal integrado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), que é parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

O presidente do Prodnorte e prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, destacou a importância do avanço. “O Consórcio Prodnorte celebra uma conquista histórica. Ao todo, 12 municípios consorciados serão beneficiados diretamente. Para as prefeituras, o resultado significa aumento de receita, fortalecimento da economia regional, estímulo ao turismo e novas oportunidades de negócios. Já para os agricultores familiares e empreendedores, a novidade representa mais dignidade e reconhecimento, com a possibilidade de consolidar seus produtos além das fronteiras municipais. A conquista também traz elevação da autoestima, maior geração de renda e melhora da qualidade de vida”.
A parceria busca fortalecer o Prodnorte como polo de coordenação representativo e operacional, capaz de articular setor público, empresariado, trabalhadores, terceiro setor e academia para dar escala ao que funciona, padronizar processos e integrar políticas locais. O objetivo é consolidar um Prodnorte mais estruturado, com voz unificada no território e resultados que se mantenham no longo prazo, com apoio técnico do Sebrae/ES.
Assessoria de Imprensa Sebrae/ES

