Acompanhado da senadora Rose de Freitas (PMDB), coordenadora da bancada federal capixaba, o ministro-chefe da Secretaria dos Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, assinou nesta segunda-feira (9), em solenidade no Palácio Anchieta, o termo aditivo do contrato para a retomada das obras de dragagem (remoção de sedimentos) e derrocagem (explosão de rochas) do Porto de Vitória. O ministro também anunciou novos investimentos para o Estado e visitou o Porto.
Segundo Barbalho, o aditivo prevê investimentos de R$ 15 milhões e serve como garantia da continuidade do atual contrato, que vai expirar no próximo dia três de dezembro. O custo final da obra passou dos R$ 85 milhões – previstos inicialmente – para R$ 109 milhões. Como parte dos investimentos, o Porto deve receber até março as dragas vindas da Nova Zelândia.
As obras do Porto de Vitória foram iniciadas em 2012, mas sofreram interrupção e, agora, devem ser concluídas em outubro de 2016. Até hoje, o consórcio responsável pelo projeto executou 42% do total previsto da dragagem e mais de 80% da derrocagem. De acordo com a Secretaria de Portos, foram removidos aproximadamente 63% do material fragmentado.
Vantagens da obra – O ministro Helder Barbalho estimou que, com o investimento em dragagem e a derrocagem, a movimentação de cargas no Porto aumente em até 40%. Isso porque a profundidade do Porto passará dos atuais 11,4 metros para 14 metros.
“Isso representa a possibilidade de navios maiores (até 12,5 metros), com maior capacidade de carga, utilizarem o Porto, o que diminui o frete e aumenta a competitividade”, afirmou o ministro.
Durante o evento, a senadora Rose de Freitas ressaltou a força capixaba no Congresso. “É muito importante que nós tenhamos a capacidade de superar os nossos obstáculos. Que nunca mais ocorra a indefinição de projetos que são lançados, empenhados e não são pagos ou executados [no Estado]”, defendeu,
O presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clóvis Lascosque, também comemorou a retomada das obras. "Há mais de 20 anos, esperamos pela conclusão da dragagem. Gostaria de agradecer a nossa senadora (Rose de Freitas) por ter sido baluarte desse acordo. O Porto de Vitória é pequeno, mas muito importante para a economia do Espírito Santo", assinalou.
Investimentos – O ministro Helder Barbalho também anunciou a instalação de um novo Terminal de Uso Privado (TUP) no complexo portuário de Vitória, que vai consumir R$ 60 milhões. O terminal será construído no município de Aracruz e vai ser destinado à montagem de equipamentos da indústria offshore que serão transportados nas embarcações.
A data de assinatura do contrato de adesão não foi anunciada pelo ministro. A empresa responsável terá prazo de três anos para iniciar as operações a partir da assinatura, com possibilidade de prorrogação de prazo por mais três anos.
Campo Vivo com informações de assessoria