A safra 2015 foi marcada por problemas climáticos que afetaram a cultura do café no Brasil. Para entender a influência desses fatos em cada etapa da produção e, principalmente, o que o cafeicultor sentiu em campo, a Pesquisa Colheita Cafeeira Safra 2015 ouviu produtores de todo País. Com cerca de 500 respostas, o trabalho foi divulgado em setembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.
As etapas especial (que ocorreu na feira Expocafé 2015) e on-line, de 8 de julho a 8 de setembro de 2015, revelaram detalhes dos momentos decisivos da produção cafeeira nacional neste ano. “Tivemos problema de falta de chuva de dezembro a fevereiro, o que resultou na quebra da safra em 30% devido ao não crescimento e seca de chumbinhos”, apontou o produtor Ricardo Nunes Moreira, de Guaçuí (ES), em um dos depoimentos da Pesquisa.
A pouca incidência de chuva, segundo os produtores, afetou especificamente o tamanho dos grãos. “O clima influenciou no declínio da produtividade dos últimos anos e neste assusta produtores do Cerrado com a falta de peneira”, opinou Alessandro Guieiro, consultor técnico, administrativo e ambiental. A porcentagem de grãos mal formados na safra 2015, de acordo com 65% dos participantes da Pesquisa, foi entre 10 e 30%.
Na questão que buscou medir o nível de satisfação do produtor com a colheita deste ano, 70% deles responderam não estar satisfeitos com o resultado que vinham obtendo até então. “Safra de café miúdo, com no máximo 20% de peneira 17 acima, sendo necessários 620 litros de café cereja por saca”, explicou o produtor Domingos Ribeiro de Andrade, de Bom Sucesso (MG).
A pesquisa, que contou com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), coletou dados sobre processos e técnicas utilizados pelos cafeicultores em todas as regiões do país, além de dar voz aos comentários a respeito da colheita para cada ano. Para saber mais sobre as condições de trabalho na lavoura neste ano, clima, mecanização, colheita e pós-colheita, clique aqui e confira os resultados completos da Pesquisa CaféPoint Colheita Cafeeira Safra 2015.
CaféPoint