
A 1ª Feira Internacional do Café Conilon – FICC que vai ser realizada de 27 a 29 de novembro em Jaguaré, já mobiliza o mercado de café no Estado. Nesta terça-feira, 19, no auditório do Palácio do Café, sede do Centro do Comércio de Café de Vitória, foi realizado o lançamento da feira. O evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais no lançamento da FICC, que tem expectativa de atrair cerca de 30 mil visitantes.
Estiveram presentes, o prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, o vice-governador, Ricardo Ferraço, o secretário estadual de Agricultura, Ênio Bérgoli, o deputado estadual Fabrício Gandini, secretário estadual de Turismo, Vítor Coelho e os secretários municipais, de Turismo Vera Backer e de Agricultura Jordano Sossai, além dos vereadores Krânio, Dunga do São Roque e Valdecir do Seac.
As autoridades do mercado de café no Espírito Santo também marcaram presença como o curador da feira, o analista de mercado Marcus Magalhães, o presidente da Federação da Agricultura do Estado – Faes, Júlio Rocha, além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Social, Proteção Ambiental e Empreendedorismo Turístico da Região do Verde e das Águas – Adetur, Cimá Guizani, entre outras autoridades.
Qualidade e quantidade
“Pela força dos seus agricultores e pela qualidade do café conilon que produz, Jaguaré terá o privilégio de sedia a 1ª Feira Internacional do Café Conilon no Estado. Um evento importante para promover a região e o município destacando a qualidade e quantidade oferecidas pela produção de café conilon no município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.
A FICC será realizada no Parque de Exposições Alfeu Sossai pela Prefeitura de Jaguaré e terá o objetivo de destacar o potencial do conilon internacionalmente. A programação vai oferecer inovações técnicas e comerciais. A feira será realizada em parceria com a Adetur, Centro de Comércio do Café de Vitória – CCCV, Sindicato do Comércio e dos Corretores de Café, Conselho Nacional do Café – CNC e Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé.
Café revela oportunidades
“O café conilon é muito importante para o Espírito Santo e é fundamental para Jaguaré. O café revela muitas oportunidades, renda e trabalho para as famílias. A Feira Internacional do Café Conilon vai ser uma excelente oportunidade para promover Jaguaré e o Espírito Santo para o Brasil e o mundo”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Programação
A programação da 1ª Feira Internacional do Café Conilon vai proporcionar ampla área de exposição de máquinas e equipamentos pesados, workshops e palestras, rodadas de negócio, visitas guiadas aos cafezais, degustação e exposição fotográfica. A feira também vai contar com o espaço “Espírito Santo para o Mundo”, estande do turismo, além da realização da premiação do 4º Concurso de Café Conilon de Jaguaré.
A feira vai contar a participação de produtores rurais, profissionais do setor cafeeiro, investidores e empreendedores, pesquisadores e especialistas técnicos, agentes do sistema financeiro e instituições de crédito rural, agentes de exportação e de comércio internacional, distribuidores e importadores e empresas do setor de logística.
Assessoria de Imprensa