
Com demanda aquecida, o bom desempenho dos envios de mamão prevalece em julho e exportações marcam novo recorde. Segundo dados do Comex Stat, os envios da fruta ao mercado externo — sobretudo à União Europeia – , seguem bastante atrativos aos produtores e empresas exportadoras brasileiras. Em julho, o Brasil embarcou pouco mais de 4 mil toneladas da fruta, o que movimentou cerca de US$ 6,2 milhões (FOB).
Apesar do volume ter sido levemente inferior (2,8%) ao registrado em junho, o desempenho de julho foi o melhor para o mês em toda a série histórica do Comex Stat, iniciada em 1997. Do mesmo modo, na parcial acumulada do ano (jan-jul) os resultados também foram bastante atrativos. No período, o País negociou mais de 31 mil toneladas da fruta, gerando receita superior a US$ 43 milhões.
Além dos resultados serem 32% superiores aos do mesmo período de 2024 em termos de receita e 29% em termos de volume, o desempenho de 2025 também foi o melhor para o setor desde o início da série. Os bons resultados se devem principalmente aos envios aos países europeus, responsáveis por mais de 95% de todo volume exportado pelo Brasil ao mercado externo.
Para o restante do ano, as perspectivas são de que o desempenho nacional siga aquecido, contribuindo inclusive para novos investimentos no setor, principalmente direcionados ao mercado internacional.
HFBrasil