
Entre 26 e 28 de agosto, a cidade de Ilhéus, na Bahia, recebe a 1ª edição da ExpoCacau 2025. O objetivo é reunir produtores, técnicos, especialistas, instituições e empresas que atuam na cadeia produtiva do cacau para falar sobre fortalecimento, sustentabilidade, eficiência e rentabilidade do setor. As inscrições para participar estão abertas aqui.
O evento conta com feira de negócios, oficinas técnicas, área destinada a expositores e o retorno do 7º Fórum Anual do Cacau – promovido pela CocoaAction Brasil, traz paineis que abordam gestão da propriedade, mecanização, manejo eficiente, sistemas agroflorestais, cooperativismo e oportunidades de mercado.
Além da abertura oficial às 12h, o primeiro dia reúne importantes nomes do mercado nos paineis “Rumo ao sucesso: manejo eficiente para maximizar a rentabilidade do cacau”, das 14h às 16h, e “Controle inteligente, produtividade elevada: estratégias para o manejo integrado de pragas e doenças”, das 16h às 18h.
Já o segundo dia começa com o “IV Encontro Nacional de Viveiristas de Cacau: demandas do mercado de mudas de cacau para a próxima década”, ministrado das 8h às 12h pelo engenheiro agrônomo e mestre em produção vegetal pela UESC, Aldo Lavigne. Paineis como “Cacau e sistemas agroflorestais: impulsionando a bioeconomia e renovando o desenvolvimento rural” e “O futuro é lucrativo: inovação e mecanização para aumento de produtividade” completam a programação.
No último dia, das 10h às 12h, acontece a aula aberta “Projeto Cacau 500@ + Sustentável – Tecnologia e produtividade ao alcance dos produtores”, com os engenheiros agrônomos Ivan Costa e Rosenilton Klecius. O evento se encerra com os paineis “Plantando o futuro: oportunidades para o cacau brasileiro no cenário mundial” e “Gestão que produz, cooperação que fortalece: os novos rumos da cacauicultura”.
ExpoCacau 2025
Quando: 26 a 28 de agosto
Onde: Centro de Convenções – Avenida Soares Lopes, 1.597 – Centro – Ilhéus (BA)
Mais informações e inscrições: expocacau.com.br
Café Point