Zoneamento para cultivo de uvas viníferas será lançado dia 15 de agosto

O lançamento acontece durante o Seminário Estadual de Vinhos de Inverno, na RuralturES 2025

por Portal Campo Vivo
Da esquerda para direita: Gustavo Vervloet (proprietário da Quinta dos Manacás), Patricia Cangussu (gerente regional do Sebrae/ES), o empresário Pedro Burnier e Pedro Rigo (superintendente do Sebrae/ES), todos na primeira propriedade, que é referência em cultivo de uvas viníferas. AssCom RuralturES

A 5ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2025), que acontecerá de 14 a 17 de agosto no Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante (ES), trará uma novidade importante para o setor agro e turístico capixaba. O 1º Seminário Estadual de Vinhos de Inverno será realizado no dia 15 de agosto, no auditório da Feira, e tem como proposta apresentar aos produtores locais as potencialidades da vitivinicultura de inverno como nova oportunidade de negócio, turismo e agregação de valor às propriedades rurais das regiões das Montanhas Capixabas e do Caparaó.

A ação é fruto da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a empresa Vitácea Brasil, de Minas Gerais, fornecedora de mudas de uvas adaptadas ao cultivo de inverno.

A proposta do seminário vai além da simples troca de informações técnicas. Segundo os organizadores, o objetivo é resgatar uma tradição histórica da região. “Os imigrantes italianos sempre cultivaram videiras e produziam vinhos. Hoje temos várias cervejarias, mas precisamos retomar também essa cultura do vinho, que é uma herança do nosso território”, destaca a analista do Sebrae/ES, Karla Cardoso.

Durante o evento, será lançado oficialmente o zoneamento estadual para o cultivo de uvas viníferas destinadas à produção de vinhos de inverno, delimitando as regiões com condições climáticas ideais, especialmente entre Pedra Azul (Domingos Martins), nas Montanhas Capixabas, e o Caparaó.

Para o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de diversificação produtiva e turística para o Espírito Santo. “Queremos divulgar um projeto já consolidado de colheita de uvas de inverno, com manejo aprovado e resultados comprovados por três produtores capixabas que já obtiveram boas safras e qualidade para vinhos finos. As Montanhas Capixabas possuem maturidade turística importante, e o vinho de inverno pode se tornar mais um atrativo diferenciado, agregando valor à atividade rural e ao turismo local”, destacou Rigo. Ele reforça que o evento será uma porta de entrada para produtores e investidores interessados em iniciar ou expandir o cultivo das uvas viníferas na região.

Tecnologias

Outro ponto forte do seminário será a apresentação de tecnologias de manejo específicas para a produção de uvas de inverno, um diferencial técnico importante que exige adaptação por parte dos viticultores. As capacitações incluem orientações de poda, condução das videiras, escolha das variedades adequadas e cuidados necessários para garantir a qualidade da fruta destinada à vinificação. Além disso, haverá espaço dedicado a experiências práticas, como degustações e harmonizações, para que o público possa conhecer o potencial sensorial dos vinhos elaborados com uvas colhidas no inverno.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a vitivinicultura de inverno se encaixa perfeitamente no modelo predominante da agricultura familiar capixaba. “A produção de frutas já é uma atividade que gera renda em pequenas propriedades e demanda mão de obra familiar. Quando se trata de uvas finas, o valor agregado é ainda maior. O Espírito Santo, mesmo sendo um estado pequeno, apresenta grande diversidade de terroirs devido às suas variações de solo, clima e altitude, o que o torna apto a produzir uvas de qualidade para vinhos finos de inverno”, afirmou Bergoli. Ele vê com bons olhos iniciativas que tragam renda para pequenos espaços e fortaleçam o perfil produtivo da agricultura familiar no estado.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

A programação do seminário também incluirá o relato de experiências reais de produtores capixabas que já investem no cultivo de uvas de inverno. Um dos destaques será a visita técnica à Quinta dos Manacás, do proprietário Gustavo Vervloet, na zona rural de Venda Nova, onde os participantes poderão conhecer práticas de manejo diferenciadas e o sabor único das uvas colhidas em condições de inverno. A ideia é mostrar aos visitantes e produtores locais como a tecnologia pode transformar o potencial agrícola em um atrativo turístico e de mercado.

Assessoria de Comunicação

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar