Cafeicultores terão até dia 23 de outubro para renegociar financiamento

0

O deputado federal Evair de Melo (PV-ES) articulou junto a Superintendência do Banco do Brasil (BB) capixaba a dilatação do prazo para que cafeicultores prorroguem as parcelas de crédito vencidas ou a vencer até o fim do ano. O novo prazo vai até o dia 23 de outubro (sexta-feira) e os cafeicultores devem procurar os sindicatos e as agências do BB que operam crédito rural. Para ter acesso à prorrogação é necessário que os produtores quitem 20% do valor da parcela vencida ou a vencer de financiamentos via Pronaf e Funcafé.

Em visitas recorrentes aos produtores de café do Estado, Evair, que é secretário da Frente Parlamentar do Café, tem presenciado as dificuldades enfrentadas pelos cafeicultores. Como presidente do Incaper, ao longo de cinco anos, o deputado conhece bem a realidade dos produtores e percebe que a falta de água tem impactado fortemente na produção. “Precisávamos apresentar uma proposta imediata para sanar os problemas desses cafeicultores e o Banco do Brasil, maior repassador de crédito no Espírito Santo, se dispôs conversar possibilitando a busca de alternativa viável, em curto prazo”.

De acordo com o Banco são mais de 20 mil contratos espalhados por 52 municípios capixabas. O valor estimado das parcelas é de R$ 600 milhões. As chuvas deste ano estão entre 25 e 50% abaixo do esperado em mais de 2/3 do território capixaba. Nos últimos três anos a chuva foi insuficiente para recarregar os rios, córregos e represas. Com isso a água está insuficiente para os usos doméstico, industrial e agropecuário, e a crise está instalada no campo e nas cidades.

 

 

Campo Vivo com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário