Tristão celebra 90 anos e projeta novos investimentos para fortalecer a cafeicultura

Grupo apresentará portfólio de investimentos no 10º Coffee Dinner & Summit, que será realizado pelo Cecafé entre 2 e 4 de julho, em Campinas (SP)

por Portal Campo Vivo
“Café de gente pra gente”. Henrique Tristão, filho do presidente Sérgio, confere cafezal de produtor cliente do Grupo (foto: divulgação).

O Grupo Tristão celebra 90 anos de atuação no setor cafeeiro e projeta novos investimentos para fortalecer a cafeicultura brasileira. Entre as ações planejadas está a participação no 10º Coffee Dinner & Summit, um dos principais eventos da cafeicultura global, que será realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), de 2 a 4 de julho, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP), para debater desafios econômicos, climáticos, socioambientais, regulatórios e logísticos do setor, sob o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos Cafés do Brasil”.

Fundado em 1935, o grupo é uma das empresas mais antigas e influentes do Brasil na cadeia produtiva do café, tendo atravessado diferentes ciclos econômicos, transformações de mercado e períodos de instabilidade, sempre focando na inovação, valorização dos produtores e práticas sustentáveis.

Em 2025, além de comemorar seus 90 anos, o Grupo Tristão planeja investir em uma nova estrutura no município de Aracruz (ES). “Essa iniciativa inclui a construção de um armazém para ampliar a originação com rastreabilidade, incorporar práticas alinhadas aos princípios ESG e otimizar a logística de escoamento dos grãos”, revela o presidente Sérgio Tristão.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Segundo ele, o novo armazém simboliza a visão de futuro da empresa, buscando estar mais próxima dos produtores, oferecer soluções logísticas eficientes e garantir a qualidade e a competitividade do café capixaba e mineiro no mercado internacional.

A localização estratégica do empreendimento, na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), permite acesso a incentivos fiscais e facilita o crescimento regional. Além disso, a proximidade com o Porto Imetame, a apenas oito quilômetros, deve gerar ganhos de eficiência, redução de custos e prazos de entrega. “Essa conexão entre a produção cafeeira e o porto impactará positivamente na redução de custos e na agilidade da entrega dos produtos”, destaca Tristão.

Ele completa que o investimento reforça o papel do Espírito Santo na produção de café conilon, responsável por mais de 70% da produção nacional dessa variedade.

“Essa liderança é sustentada pela atuação do Grupo Tristão ao longo das décadas, que mantém uma relação sólida com produtores, cooperativas e comerciantes. A história do grupo remonta à década de 1960, quando Jônice Tristão foi um dos principais incentivadores da introdução do conilon no Estado, com a frase ‘Plante, que a Tristão garante’, motivando muitos produtores a apostar na variedade. Essa iniciativa foi fundamental para o desenvolvimento regional e para a criação da Realcafé Solúvel do Brasil, em 1971, a primeira fábrica de café solúvel do Espírito Santo”, recorda.

Além do conilon, o Grupo Tristão expandiu sua atuação para o café arábica, contribuindo para melhorar a reputação dos grãos das Montanhas do Espírito Santo. Até os anos 2000, a região era conhecida por cafés de baixa valorização, mas, a partir de então, a empresa passou a incentivar a melhoria da qualidade e boas práticas agrícolas.

Destaque nesse sentido é o Prêmio de Qualidade Realcafé Reserva UCC, realizado a cada dois anos em parceria com a empresa japonesa Ueshima Coffee Company, maior torrefadora do Japão. A premiação avalia atributos sensoriais e critérios socioambientais, reconhecendo grãos de excelência e promovendo a sustentabilidade.

O prêmio já distribuiu mais de R$ 4,0 milhões aos produtores finalistas, com os melhores lotes enviados ao clube Realcafé Reserva, uma marca de cafés especiais do grupo. O lote campeão, no Brasil, recebe uma edição especial no país e no Japão, com o nome do produtor na embalagem, valorizando suas história e origem. “Dessa forma, o Grupo Tristão reforça seu compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento da cafeicultura brasileira”, conclui o presidente.

PATROCÍNIO DIAMANTE
O Grupo Tristão reafirma seu protagonismo no setor cafeeiro e reconhece a relevância do 10º Coffee Dinner & Summit ao ser patrocinador Diamante do evento. Com marcas como Realcafé Solúvel, Tristão Trading, Realcafé Reserva e Cafuso, o grupo possui unidades de armazenamento, beneficiamento e industrialização em Viana (ES) e Varginha (MG), de onde distribui cafés arábica e conilon para o mercado interno e internacional.

A Tristão Trading Varginha, fundada em 1980, fortalece a conexão com produtores, cooperativas e comerciantes das principais regiões produtoras de café arábica, promovendo práticas sustentáveis e melhorias na qualidade dos grãos. Recentemente, ampliou em 50% sua capacidade de beneficiamento, com foco em cafés certificados e rastreáveis. Além disso, o grupo investe em programas de qualidade de vida para seus quase 500 funcionários, sendo reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar pelo selo GPTW, reforçando seu compromisso com sustentabilidade e bem-estar na cadeia do café.

EVENTO CARBONO ZERO
Honrando seu pilar de atuação voltado a responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar, o Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 10º Coffee Dinner & Summit.

Através do cálculo das emissões de carbono geradas nos três dias do evento, a entidade compensou mais de 9,8 toneladas de CO2 e equivalentes através do plantio de 69 árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento e a regeneração da biodiversidade em Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda do Lobo, produtora de café especial em Três Corações (MG).

COFFEE DINNER & SUMMIT
Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, mais de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, além de autoridades governamentais, para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Sob o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos cafés do Bra-sil”, a 10ª edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão sobre os desafios econômicos, climáticos, socioambientais, regulatórios e logísticos, que trazem desafios e oportunidades às nações cafeeiras, principalmente ao maior produtor mundial de café, o Brasil, no que tange a iniciativas sustentáveis estruturadas sob critérios ESG e o abastecimento global, na expectativa de analisar o futuro do fluxo do comércio. Os interessados podem obter mais informações e realizar suas inscrições no site https://coffeedinner.com.br/.

Assessoria de Imprensa

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar