Recursos Hídricos em debate no meio Rural

por admin_ideale

Com o objetivo de discutir as principais atividades relacionadas à temática dos recursos hídricos e sustentabilidade no meio rural, produtores rurais, técnicos, extensionistas, estudantes, gestores públicos e membros de entidades civis participaram de uma mesa redonda com o tema: "Crise Hídrica e Agricultura" e um "Seminário de Gestão de Recursos Hídricos", durante o Primeiro Diálogo Capixaba para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

Os presentes discutiram questões relacionadas ao uso racional da agua, práticas sustentáveis como o uso de sistemas mais eficientes adaptados as culturas de cada região. Para o presidente do fórum capixaba de comitês de bacias hidrográficas, Hélio de Castro, devemos buscar ações eficientes a longo prazo para enfrentar períodos de estiagem. “Precisamos criar condições de produzir água, com o reflorestamento entre outras práticas, para que possamos enfrentar épocas de seca. A criação de barragens é uma solução a curto prazo que ajuda a resolver os impactos, mas não é o suficiente”, disse Castro.

A mesa redonda "Crise Hídrica: Impactos e Oportunidades" contou com a participação do Pesquisador do INCAPER, José Geraldo da Silva, do Presidente da Associação de Irrigantes, do Espírito Santo (ASSIPRES), Saulo Favaro, do Presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias, Elio de Castro e do Diretor de Infraestrutura Hídrica da AGERH, Robson Monteiro.

Logo após a mesa redonda os presentes puderam participar do Seminário de Recursos Hídricos estruturado em três palestras, abordando temas de grande relevância para o meio rural, incluindo instrumentos da política de recursos hídricos, outorga e cobrança de recursos hídricos, além de destacar a posição dos comitês de bacias na gestão de água.

Para o Gerente de Sustentabilidade, da SEAG, Mauricio Freixo Pogian, os eventos reforçam a importância de se trazer para o meio rural as discussões relacionadas ao uso da água e à segurança hídrica. "É cada vez mais necessário se voltar a atenção e abrir discussão sobre a temática, sobretudo no contexto da crise hídrica que estamos vivenciando. E o meio rural está entendendo o recado, e se preocupando cada vez mais com a problemática", afirmou Pogian.

Participaram do Seminário, representando a AGERH, o diretor Robson Monteiro, o gerente de regulação Antonio de Oliveira e a analista Monica Gonçalves.

 

 

Sullivan Silva

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar