Site do Pedeag 3 promove a interatividade para definir estratégias e prioridades do setor agrícola

por admin_ideale

Além de participar dos debates presenciais nas mais de 50 oficinas de trabalho do Plano Estratégicode Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Pedeag 3, que estão sendo realizadas até o final denovembro, produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegóciocapixaba têm à disposição mais uma ferramenta interativa para ajudar na construção doplanejamento estratégico do setor: o site do Pedeag 3 já está no ar (www.pedeag.es.gov.br) epermite, entre outras funções, que os internautas apresentem sugestões e contribuições para odesenvolvimento dos principais arranjos produtivos da agropecuária do Estado.

O site do Pedeag 3 reúne informações sobre as 52 oficinas de trabalho que serão realizadas até o final de novembro em todas as regiões do Estado. Nele, o internauta pode conferir o calendário deoficinas por temas e municípios. Há também uma apresentação sobre o Pedeag 3, com seusobjetivos e metas, além de notícias, fotos e um espaço interativo onde é possível ter acesso àsapresentações técnicas com o panorama dos diversos setores do agronegócio capixaba.

Através do site – na aba “Oficinas”- produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivasque envolvem o setor também têm acesso às principais sugestões apresentadas durante os debates realizados nas oficinas de trabalho. Isso porque a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) quer conhecer a opinião daqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer às reuniões. Por essa ferramenta, é possível eleger duas sugestõesou selecionar uma e enviar uma nova sugestão.

O Pedeag 3

O lançamento do Pedeag 3 ocorreu no final do mês passado. Onze oficinas já foram realizadas, envolvendo as cadeias produtivas da pimenta-do-reino, do café conilon, do café arábica, da agroindústria, da pesca, da uva, da avicultura, da suinocultura, da aquicultura e do mamão.  Durante as oficinas, os participantes recebem um questionário de avaliação dos principais desafios e oportunidades daquela cadeia produtiva específica. Todo esse material recolhido presencialmente e também pela internet será usado para subsidiar a elaboração do Pedeag 3, que contará ainda com entrevistas qualitativas que serão feitas com mais de 100 especialistas.  Até agora, mais de 1.300 pessoas já passaram pelas oficinas do Pedeag 3 e mais de 700 questionários foram respondidos.

O Pedeag 3 será formulado a partir da análise de cenários e da elaboração de diagnósticos, identificando oportunidades e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo planos de ação e projetos, com foco na geração de melhores resultados para o agronegócio capixaba. Tudo isso alinhado com a análise de temas transversais, tais como capital humano, sustentabilidade, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outras.

O primeiro Pedeag foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo o Pedeag se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura elaborou o Novo Pedeag, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas. O Pedeag 3 vai atualizar as diretrizes e metas, com base nos pilares do empreendedorismo, da sustentabilidade e da inovação.

 


Daniel Simões

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar