Mais investimento para assistência técnica capixaba

por admin_ideale
Reestruturar o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Com este objetivo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destinou R$ 500 mil para a compra de 13 veículos para atendimento aos agricultores familiares capixabas. A iniciativa faz parte do compromisso do Governo Federal para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira, por meio do compartilhamento de experiências e tecnologias. 

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Marenilson Batista, o repasse contribuirá para a inclusão produtiva, por meio da geração de renda. “Por meio da inclusão e produtiva das unidades familiares de produção, é possível garantir o acesso às políticas públicas de cidadania, a elevação da renda das famílias e, consecutivamente, melhorias na qualidade de vida. A inclusão produtiva tem por objetivo estruturar a produção para o autoconsumo e viabilizar a comercialização da produção ao mercado, bem como efetivar o acesso às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Estas ações ocorrem, em boa parte, graças às atividades de Ater”, afirma. 

“Para que as ações de Ater ocorram a contento no âmbito rural estadual, é necessário fortalecer a estrutura operacional das entidades prestadoras desse serviço, como forma de proporcionar condições para potencializar os serviços que serão prestados, qualificando e dando agilidade aos serviços destinados aos agricultores e agricultoras familiares”, conclui Batista. 

Agricultura no ES 

No Espírito Santo, há 67.403 estabelecimentos da agricultura familiar, de acordo com o censo agropecuário de 2006. 

Com este repasse, o governo do estado, por meio do Incaper, busca garantir o atendimento a 1.729 unidades familiares de produção de agricultores familiares capixabas que se encontram em situação de pobreza extrema. O Instituto conta com 220 técnicos extensionistas, compartilhando experiências e tecnologias. 

Saldo 

Desde o início de 2015, o MDA destinou, aproximadamente, R$ 7,5 bilhões para o fortalecimento da Ater pública nas unidades da federação.

 

 

 
 
Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar