48
Na tarde da última terça-feira, 25, cooperados e técnicos que atuam no auxílio a produtores de leite da Veneza participaram do 1º Debate sobre Reprodução Bovina, realizado pela Consultec, empresa especializada em consultoria agropecuária. O evento foi mediado pelo professor da Unesp, José Luiz Moraes.
O objetivo foi mostrar o que há de mais novo quando se fala em reprodução de bovinos de leite, beneficiando prioritariamente aqueles produtores que já trabalham com base nas tecnologias de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).
Moraes falou sobre protocolo de vacas, raças com maiores dificuldades de prenhes, FIV (Fecundação In Vitro), vantagens e desvantagens de sêmen convencional e sexado, estresse térmico dos animais, entre outros.
Explicando que cada ação implantada em uma propriedade é de suma importância para o sucesso na atividade leiteira, o palestrante frisou que o fundamental é manter a alimentação balanceada do animal. “O básico de tudo, mesmo diante da aplicação de tecnologia na propriedade, é ofertar uma boa alimentação para as vacas. É preciso ter volumoso o suficiente em todos os períodos do ano. Sem comida a vaca não produz. Um erro crucial é o produtor querer produzir muito leite e colocar muitas vacas em seu plantel, prejudicando a questão alimentar. Se não tem comida o suficiente, é melhor reduzir o número de vacas para que cada uma atinja sua capacidade produtiva”, alertou.
Os participantes saíram do evento com novos conhecimentos sobre o assunto, o que é fundamental para a garantia de melhores resultados dentro das propriedades. O debate aconteceu no restaurante Recanto Familiar, em Nova Venécia.
Campo Vivo com informações de assessoria