Comemorado em 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo já reuniu cerca de um milhão de pessoas de todo o Brasil. Em terras capixabas, a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres) e o INPEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material – receberão estudantes de escolas das comunidades rurais de Linhares, na sede da central no município, para compartilhar os resultados e benefícios gerados por esse sistema que é referência mundial.
As principais atividades desta ação, chamada de “Portas Abertas” (abertura da central para a visitação do público que tiver interesse), reunirá cerca de 500 estudantes entre seis e dez anos. Segundo Olivério Poltronieri, diretor da Assoagres, todo ano a entidade realiza esse encontro visando multiplicar as informações sobre a importância da devolução das embalagens vazias de defensivos utilizados no campo e outras questões ambientais. “É um grande serviço que o Sistema Campo Limpo presta para a sociedade e isso precisa ser difundido para que mais pessoas possam aderir a esse conceito de destinação correta das embalagens e de reciclagem de materiais. Na agricultura estamos dando exemplo. E o dia é para comemorar e renovar energias para esse trabalho”, destaca Poltronieri.
O Espírito Santo é um dos destaques no país no recolhimento das embalagens utilizadas na agricultura. Mesmo com característica da agricultura familiar que predomina em território estadual, em cinco anos, o Estado passou de 126 toneladas para 368 toneladas de embalagens recolhidas e devidamente destinadas ambientalmente. Em 2014 comparado com 2013, enquanto o Brasil teve um aumento nas devoluções de embalagens vazias da ordem de 5,6%, no Espírito Santo esse aumento foi de 24,5%
Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações; em 2014 foram 92 mil. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.
Mais informações sobre as comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no facebook, youtube e instagram.
Redação Campo Vivo