ARTIGO – “A importância do jovem líder rural”, por José Zeferino Pedrozo

por admin_ideale

No Brasil e no mundo, o grande desafio da atualidade é manter os jovens no campo e capacitá-los para o exercício da liderança, tanto nos negócios como na vida comunitária. Em Santa Catarina, onde vivem na área rural 16% da população, desenvolve-se um amplo esforço das entidades ligadas ao agronegócio para a valorização dessa parcela da sociedade catarinense.

De olho nessa questão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criaram o programa CNA Jovem. Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 35 anos, o programa prepara jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a exportador de alimentos e lidera o ranking da produção mundial e sustenta a economia do Brasil.

O jovem que participa do programa tem oportunidade de ser inserido em discussões de grande relevância para o Agro e de ter acesso a pessoas de influência e poder que decidem os rumos do agronegócio no país. O programa oferece um curso de formação, dentro de uma metodologia inovadora, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional como líder. O jovem será estimulado a desenvolver desafios práticos voltados para o Agro e a propor planos de ação de grande relevância para o seu respectivo Estado.

A turma-piloto do programa CNA Jovem já passou pelo processo de formação, com Identificação de novas lideranças para o Agro e de oportunidades de negócios, Inovação no setor, sucessão familiar dos empreendimentos rurais e fortalecimento da imagem do Agro na sociedade. O programa oferece 300 horas de formação, que associa o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões. Encontros presenciais e a distância; desafios práticos individuais e coletivos; planos de negócios; business games; visitas técnicas; plano estratégico CNA Jovem; desenvolvimento de competências comportamentais e de comunicação e curso EaD de inglês. Ao final do processo de formação, serão indicados, como Líderes Jovens da CNA cinco candidatos que se destacaram durante o processo formativo, que poderão ter seus projetos de negócios implantados em nível nacional e estadual. Eles farão uma visita técnica à China para contatos e aprendizado.

Na esteira desse programa, a Federação da Agricultura e Pecuária de SC cria neste ano o núcleo Faesc Jovem que já nasce com quatro empresários rurais que se destacaram no programa CNA Jovem: Jecson Gandini de Campo Erê, Renato Sochdig de Iraceminha, Edson Colombo de Lages e Marlon Duffecky de Monte Castelo. Com formação, arrojo e iniciativa, esses jovens mudam o mundo.

 

 

 José Zeferino Pedrozo

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC)

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar