O Sindicato Rural de Linhares participou de reunião técnica realizada na última quinta-feira (16), no auditório da antiga Escelsa, no centro da cidade, que reuniu produtores rurais, técnicos e representantes do governo estadual para discutir sobre o licenciamento ambiental para renovação das culturas em propriedades rurais acima de 100 hectares.
A demanda surgiu do setor produtivo que tem encontrado dificuldade para conseguir linhas de financiamento nas modalidades de custeio e investimentos para investir nas atividades agrícolas. Participaram do encontro o Secretário Estadual de Agricultura, Octaciano Neto; o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), Abreu Júnior; diretores técnicos do Idaf; o secretário de agricultura de Linhares, Mauro Rossoni Júnior; entre outros representantes.
De acordo com produtores e consultores agrícolas, o custeio na agricultura era dispensado de licenciamento ambiental e isso foi suprimido na nova normativa do Idaf e as atuais linhas de financiamento não atendem casos de renovação de culturas agrícolas em propriedades acima de 100 hectares, mesmo que a área renovada seja pequena. “Esse debate foi essencial para o órgão fiscalizador entender que a realidade é outra nesse momento. E se temos várias outras licenças e cadastros, esse licenciamento que é exigido talvez possa ser simplificado”, avalia Antonio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato Rural de Linhares.
Os representantes do governo estadual, Octaciano Neto e Abreu Júnior, compreenderam a demanda do segmento e ficaram de avaliar com o corpo técnico do Idaf possibilidades de avanços na legislação. Outra reunião será realizada, em Linhares, nos próximos dias, para definir as soluções encontradas para a questão.
Redação Campo Vivo