Extensionistas serão capacitados para o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar

por admin_ideale

Começaram nesta terça-feira (14), em Santa Maria de Jetibá, as capacitações dos extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na elaboração dos projetos do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf). Serão oito cursos no total, coordenados pela Gerência de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), envolvendo todos os escritórios locais.

Segundo o gerente de agricultura familiar da Seag, Luiz Carlos Bricalli, a habilitação dos técnicos vai prepará-los para o novo modelo de plano de trabalho, em que associações e cooperativas irão apresentar os seus projetos. 

Nesta quarta (15) a capacitação será em Guaçuí e Cachoeiro e na próxima semana, será a vez dos regionais de Linhares, Colatina, Nova Venécia e São Mateus. 

Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar 

É um mecanismo criado para democratizar o acesso aos recursos financeiros para as associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo. Conta com o apoio técnico e financeiro integrado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Incaper. 

Edital 

O primeiro edital do Funsaf foi elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e será lançado neste segundo semestre; no valor de R$ 3 milhões, será direcionado para a reforma agrária, beneficiando as mais de 3.500 famílias assentadas hoje no Estado. 

Os recursos vão garantir apoio a projetos de associações e cooperativas dos assentamentos de reforma agrária que visem auxiliar os processos de agroindustrialização, beneficiamento e comercialização, contribuindo para que os empreendimentos se tornem mais produtivos e aumentando a geração de renda para os trabalhadores.

Quem pode apresentar os projetos?

Podem ser apresentados por associações e cooperativas de agricultores familiares e instituições que desenvolvem pesquisas agropecuárias ou prestem serviços de assistência e extensão rural. 

Como os projetos são selecionados?

Serão selecionados por meio de Chamadas Públicas, por meio de critérios estabelecidos em edital. 

Qual será a taxa de juros dos financiamentos?

Não há taxa de juros. Trata-se de um fundo não reembolsável. 

Como será feita a inscrição?

É fundamental a leitura atenta do edital, a ser publicado no Diário Oficial e disponibilizado no site do Funsaf. Após a leitura, é preciso preencher o formulário on-line de inscrição, com o resumo do projeto, seu valor estimado e os dados da entidade proponente. 

O formulário deve ser impresso e encaminhado pelos Correios, via carta registrada à sede da Seag, junto com os documentos relacionados, cujos modelos poderão ser obtidos do site do Funsaf.

 

 

Tatiana Caus

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar