Terceiro encontro da Caravana será em Rio Bananal
O fato de Jaguaré ter sua economia agrícola focada na produção de café conilon e pimenta-do-reino não impediu que os produtores estivessem presentes no segundo encontro da Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau, nesta terça-feira (10), no auditório do Sindicato Rural do município.
Dezenas de produtores foram em busca de informações sobre o cultivo, mercado e possibilidades de verticalização da produção do cacau. Entre eles estava o José Sartório Altoé. Para ele a diversificação é a palavra de ordem. José já produz café, pimenta, coco e recentemente iniciou o cultivo do cacau.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
“Para mim a diversificação é muito importante, porque na hora que estiver tudo produzindo terei quatro mercados, o que aumenta a renda da propriedade, e eventos como esse são muito importantes para se informar, escutar quem sabe e aprender. É também um incentivo para aqueles que ainda não iniciaram a diversificação da sua propriedade”, disse José.
O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, explica que o evento veio em boa hora, uma vez que os produtores apresentam interesse na cultura do cacau. “Esse evento com informações sobre o cultivo cacaueiro representa muito para nós. Mais de 150 produtores do município manifestaram recentemente o desejo de investir no plantio do cacau. Isso significa que temos produtores comprometidos em melhorar sua renda por meio da diversificação, e se o produtor ganha mais, o município como um todo também se beneficia”, salienta Marcos Guerra.
Uma das palestras do encontro foi sobre liberação e condições de créditos para os produtores interessados em iniciar o cultivo da fruta. Roque Pagoto, gerente do Sicoob em Jaguaré, explica por que a cooperativa apoia a Caravana.
“A diversificação é fundamental porque saímos de uma monocultura restrita que é o café. Um exemplo é a pimenta, na seca de 2016 foi a pimenta que salvou os produtores da região, o café muito atingido pela seca, a pimenta também, porém bem menos do que o café e foi o que ajudou os produtores. Já o cacau, não é muito difundido, mas é uma opção de diversificação que tem retorno. Eventos que trazem novas informações, nada mais justo do que apoiarmos. Se eles têm conhecimento e capacidade produtiva, a cooperativa também vai ter rendimento”, disse o gerente.
O projeto Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau é uma iniciativa da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios em parceria com a Fazenda São Luiz, e tem o objetivo de explorar as possibilidades de diversificação e promover o desenvolvimento socioeconômico do setor. O terceiro encontro da Caravana será em Rio Bananal no dia 07 de novembro.
São Mateus e Linhares também recebem o evento ainda este ano. A caravana conta com o apoio da AgroCP Soluções Agrointeligentes, Matriz Solar Engenharia, Sebrae, Nestlé Cocoa Plan e Sicoob ES.
Veja mais fotos e informações no Instagram do projeto: @caravanadiversificaagro
Redação Campo Vivo | Valda Ravani