2º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés reunirá especialistas internacionais em São Gabriel da Palha

0

Evento acontecerá pela primeira vez em solo capixaba, entre os dias 17 e 20 de outubro

A poucos dias do início do 2º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés, são grandes as expectativas para o evento, que acontecerá em solo capixaba, entre os dias 17 e 20 de outubro.   

O Encontro espera receber cerca de 250 pessoas em São Gabriel da Palha. Na primeira edição, realizada em Cacoal- RO, cerca de 150 profissionais estiveram presentes. 

Além da participação de renomados profissionais brasileiros, um dos destaques desta edição é a presença de personalidades formadoras de opinião com atuação no exterior.  Dentre os nomes confirmados estão a diretora de pesquisa e desenvolvimento da World Coffee Research e supervisora do portfólio de pesquisa do WCR, Dra. Tania Humphrey; o cientista pesquisador na World Coffee Research, Dr. Santos Barrera; a neurocientista e pesquisadora no Projeto The Coffee Sensorium, Dra. Fabiana Carvalho; a CEO da Fazenda Mió, que atua em Londres, Sra. Ana Luiza Pellicer,; a fundadora da Hummingbird Coffee, importadora de café verde na Rússia, Sra. Valentina Moksunova e o Co-fundador da Assembly Coffee, em Londres, Sr. Nick Mabey.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Presença também aguardada, a executiva da Organização Internacional do Café, Vanusia Nogueira, fará a palestra magna do evento, com o tema ‘Um país, muitas origens!’, que abordará a diversidade sensorial existente na cafeicultura brasileira.

Além de palestras, a programação variada inclui minicursos, mesas redondas, cupping de calibragem, exposição de cafés e outras atrações. Confira aqui a programação completa

São esperados profissionais de diversas áreas do setor. Na visão do professor e pesquisador do Ifes- Campus Venda Nova do Imigrante, Lucas Louzada Pereira, que é um dos organizadores do evento, o encontro desses diversos profissionais oportuniza ganhos importantes, como a projeção internacional dos cafés do Brasil e, em especial, do Espírito Santo.

“A partir do momento em que se tem compradores, torrefadores, cafeterias, formadores de opinião, provando, consumindo, avaliando os cafés do Espírito Santo e do Brasil, que são cafés de altíssimos níveis, isso proporciona acessibilidade de mercado para os produtores. Nesse sentido, o evento referenda todo um trabalho de qualidade, de pós-colheita, de técnicas avançadas para a melhoria do perfil sensorial dos cafés e, consequentemente, isso traz agregação de valor para o produtor, para a cooperativa, para as empresas que estão realizando operações comerciais”, avalia Louzada.  

Na visão do presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, trazer profissionais com diferentes atuações no setor, para o centro da região produtora de conilon traz grandes benefícios. “Sem dúvidas, será um momento ímpar e uma grande oportunidade para todos os membros da cadeia cafeeira, uma vez que a presença desses profissionais trará importantes visões a respeito do cenário do café no Brasil e no mundo”, afirma Bastianello.    

Sobre o evento:  
O 2º Encontro Brasileiro de Degustadores de Café recebe o apoio de instituições que são referência na cafeicultura do Brasil: Cooabriel, Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha, Sicoob–ES, Sistema OCB-ES, Incaper e SEAG, para organização e realização do evento.  

Todas as instituições citadas possuem um papel central na cafeicultura do Estado do Espírito Santo, tendo ampla representação e protagonismo no desenvolvimento da cafeicultura para o ES. 

Em sua segunda edição, o evento pretende ampliar o debate sobre a diversidade genética dos cafés brasileiros, indicações geográficas, tendências de mercado e demais aspectos relevantes para a cafeicultura. 

Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário