Candidatos podem se inscrever até 1º de outubro; evento acontece na Semana Internacional do Café, em novembro
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu as inscrições para a 2ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados. Antes de mais nada, o evento vai acontecer durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), de 8 a 10 de novembro.
Em primeiro lugar, o encontro é promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas). Além da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Ou seja, a ideia é dar visibilidade aos produtores de cafés que possuem atributos de agregação de valor e favorecer a diversificação dos canais de comercialização.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Cafés diferenciados
A edição, pois, é dividida em duas categorias: produtor e comprador. Dessa forma, quem é produtor deve preencher alguns pré-requisitos. Como, por exemplo, obter pontuação mínima de 80 pontos para os cafés da categoria arábica. E 70 pontos para os cafés da categoria conilon/robusta, de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA).
A inscrição será até o dia 1º de outubro por meio de formulário digital e envio de documentação que comprove os diferenciais declarados.
Dessa forma, até 2 de outubro a comissão organizadora entrará em contato com os produtores pré-selecionados. Ainda assim, indicando o endereço para o envio da amostra do café, via Correios ou empresa transportadora, até 20 de outubro.
Empresas
Do mesmo modo, no caso do comprador, podem participar empresas com sede e/ou filiais no Brasil que tenham interesse em estabelecer canais de comercialização diretamente com o produtor.
Desde já, a inscrição acontece até 25 de outubro com o preenchimento da ficha de manifestação de interesse.
Após análise da documentação e das amostras dos cafés, a comissão organizadora divulgará o resultado final. E a agenda da rodada de negócios que acontecerá de forma presencial, durante a programação da Semana Internacional do Café.
CNA