Engenheiro agrônomo dá dicas para agricultores usarem recursos do Plano Safra

por Portal Campo Vivo

Edição atual do Plano Safra traz um incentivo significativo para os produtores que pretendem implementar ou aperfeiçoar sistemas de irrigação

Foto: Amarelo Nardoto

O Governo Federal anunciou nesta semana o Plano Safra 2023/2024. As instituições financeiras vão repassar R$ 265,2 bilhões para médios e grandes produtores. Para a agricultura familiar, foram destinados 71,6 bilhões.

Os recursos podem ser contratados a partir de julho deste ano até junho de 2024.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

A edição atual do Plano Safra traz um incentivo significativo para os produtores que pretendem implementar ou aperfeiçoar sistemas de irrigação. Foram destinados R$ 2,7 bilhões para o Programa de Financiamento à Cultura Irrigada e ao Cultivo Protegido (Proirriga). A taxa máxima de juros para esta finalidade é de 10,5% ao ano, de acordo com o Governo.

E como fazer para tirar o melhor proveito desses recursos subsidiados? 

O engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, indica algumas providências que devem ser adotadas para o produtor ter acesso ao crédito, a fim de adquirir, ampliar ou reformar seu sistema de irrigação.

“A primeira é ter em mãos um bom projeto de irrigação, com o orçamento incluído”, orienta.

O especialista ressalta a necessidade de o agricultor avaliar com muito cuidado os possíveis fornecedores. “Conheça o histórico da empresa e, se possível, visite pelo menos um dos sistemas projetados e implementados por ela, para não correr o risco de aplicar os recursos de forma equivocada.”

Outra medida recomendada  por Torezani é  solicitar uma outorga de irrigante à Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). Esse requerimento é feito no site da instituição.

“Sem esses documentos, o produtor não terá direito ao credito”, alerta o engenheiro. Torezani orienta os produtores a adotarem essas providências com bastante antecedência, pois é preciso esperar a análise e aprovação dos documentos.

Dois passos para obter a outorga:

1 – Fazer o cadastro do usuário, inserindo uma cópia digital de um documento com foto, RG e CPF. Esse registro é feito apenas uma vez, e permite que o produtor requeira mais de uma outorga.

2 – Preencher o requerimento de outorga,  informando as coordenadas do ponto de captação da água no formato Universal Transversa de Mercator (UTM) e demais dados relativos ao uso da água.

Sobre a Hydra Irrigações

Hydra Irrigações é uma das empresas detentoras da tecnologia mais avançada no segmento em nível nacional.

Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar a economia de água na irrigação no País, a empresa, com sede em Linhares (ES), tem experiência de quase três décadas de atuação e pesquisa para associar em seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente.

Informações de assessoria

Deixe um Comentário

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar