Os dados devem ser apresentados no mês de maio
Em breve, os municípios capixabas vão contar com um levantamento referente aos serviços, políticas públicas e estruturas física e de pessoal das Secretarias Municipais de Agricultura do Estado do Espírito Santo. A elaboração do documento é uma iniciativa do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Espírito Santo (Fosemag) que reunirá os dados em relatório para posterior apresentação e definição de estratégias para impulsionar o setor agropecuário.
Para que o relatório se torne viável, os secretários ou representantes dos Municípios têm até o dia 25 de abril para colaborar com o levantamento, preenchendo um formulário no link disponibilizado para as secretarias.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
O presidente do Fosemag, Franco Fiorot, também secretário Municipal de Agricultura de Linhares, pontuou que o diagnóstico reunirá dados que permitirá traçar um panorama atual das estruturas de trabalho existentes e, posteriormente, realizar uma análise crítica, visando estabelecer estratégias de melhorias junto a outros órgãos ligados ao setor agropecuário do Espírito Santo.
“Embora a gente conheça a realidade das secretarias ainda é de forma subjetiva. Esse documento nos permitirá reunir uma riqueza de dados, conhecer a fundo qual a realidade dos Municípios, entender em que condições as secretarias hoje têm desempenhado suas atividades e desenvolvido suas políticas públicas. Além disso, ficará mais claro definir como podemos estabelecer parcerias com o Estado, a União e outros órgãos para fortalecer todo o trabalho já desenvolvido pelos gestores dos Municípios”, comentou Fiorot.
O presidente do Fosemag disse que a previsão é que o relatório fique pronto no mês de maio deste ano. Após compilar os dados, será apresentado aos representantes dos municípios e das instituições públicas ligadas aos órgãos estaduais e federais, e também privadas, por isso é importante o cumprimento do prazo de fornecimento das informações (até dia 25 de abril), e que os representantes das secretarias de agricultura colaborarem com esse levantamento informando detalhes de suas atividades.
“Contamos com a contribuição dos municípios, respondendo o questionário com o máximo de clareza para que tenhamos um panorama mais assertivo possível, para assim buscarmos juntos melhorias para a agricultura capixaba”, reforçou o presidente do Fosemag.
Sobre o Fosemag
O Fosemag é uma entidade criada em 1997 e reúne secretários municipais de agricultura para representar as demandas das cidades e participar da criação de programas nas instâncias estaduais e federais, além de articular a integração de políticas públicas entre os municípios e contribuir na formulação de programas que impulsionam o agronegócio capixaba.
Redação Campo Vivo