Uso de tecnologias contribui para redução de custos e eficiência do processo de produção no agronegócio

por Portal Campo Vivo

Lean Manufacturing maximiza a eficiência do processo de produção

Jhonatan A. Boa Morte

O uso de tecnologia é um aliado na redução de custos, evita desperdícios, monitora em tempo real as operações e automação de tarefas e processos, além de contribuir no aumento da produtividade agrícola mais eficiente. Atenta às tendências, a Avilla Consulting, especializada em gestão e otimização de processos produtivos, tem buscado inovações de mercado, a exemplo do serviço de Inteligência Artificial oferecido aos clientes, voltado ao monitoramento de recursos, análise de qualidade das atividades e/ou produtos, e de algoritmos para direcionar a gestão da empresa na tomada de decisões dos processos produtivos.

O diretor de Projetos da Avilla Consulting, Jhonatan A. Boa Morte, pontuou que a Agricultura de Precisão, por exemplo, ajuda os agricultores a otimizar o uso de fertilizantes, inseticidas e outros recursos importantes, ao mesmo tempo que auxilia na redução de custos operacionais.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

“Além disso, as soluções de IoT para agricultura, como rastreadores de solo, sensores de clima e drones, ajudam os agricultores a acompanharem as condições climáticas e o solo, auxiliando no aumento da produtividade das operações, por meio da redução dos desperdícios e monitoramento em tempo real dos KPI’s operacionais, além de permitir a automatização de tarefas e processos. Outro ponto importante é a possibilidade de conectar os processos operacionais com outras áreas, como vendas, finanças e RH, o que ajuda a identificar gargalos nos processos e promover melhorias”, informou.

Jhonatan destaca softwares que considera essenciais para a gestão do Agronegócio, ressaltando que até o momento é pouco notado um software específico para gestão de processos e/ou algum que contenha um módulo para este fim. São tecnologias de informação e comunicação, como sensores, drones, imagens de satélite e computadores, para ajudar os agricultores na tomada de decisões mais rápidas referente ao manejo de suas terras.

Podemos citar os Sistemas de Controle de Produção (SCPs), usados para monitorar e manter registros precisos dos processos de produção de uma fazenda, incluindo a produção de grãos, gado e outros; os Sistemas de Gerenciamento de Informações Agrícolas (GIS), utilizados para coletar, armazenar e analisar dados geográficos, como solo, clima, irrigação, pragas e outros; e os Sistemas de Rastreamento de Cadeia de Suprimentos (SCS), responsáveis por rastrear e monitorar produtos e serviços agrícolas, desde a produção até o consumo.

“Os empresários, notando a importância e benefícios destas tecnologias, acabam também estando mais abertos a outras tecnologias de gestão, Softwares de monitoramento dos processos como o SIT – Sistema de Tecnologia Integrado – um serviço ofertado pela Avilla Consulting”, explicou o diretor de Projetos da Avilla Consulting.

Lean Manufacturing

Outro serviço ofertado na Avilla Consulting é o Lean Manufacturing, que consiste em uma filosofia, desenvolvida pela Toyota nos anos 1950, que busca a eliminação de desperdícios em todas as etapas do processo produtivo. O objetivo é maximizar a eficiência do processo de produção, reduzindo custos e tempo de ciclo, desta forma agregando valor a toda a cadeia.

Como estudioso da abordagem Lean Manufacturing, o diretor de Projetos da Avilla Consulting, Jhonatan A. Boa Morte, explicou que esta filosofia vai muito além da área industrial, sendo notável adaptações como Lean Construction, Lean Healthcare e Lean Logistics, dentre outros.

“Estamos disseminando o Lean no Agronegócio, por saber que a mesma permite que empresas melhorem a eficiência e a qualidade dos seus processos, aumentando assim a produtividade e a competitividade. Por consequência, esta metodologia também contribui para a diminuição dos custos financeiros, uma vez que tem como foco a eliminação dos desperdícios em geral ao longo da cadeia. Podemos concluir que a implementação no agronegócio permite a obtenção de maiores resultados com menor investimento, pois esta filosofia possibilita uma análise mais profunda dos processos, a criação de melhores práticas e a redução significativa do desperdício”, relatou Jhonatan.

A adoção do Lean Manufacturing pode resultar em uma empresa mais eficiente, produtiva, flexível e competitiva, capaz de oferecer produtos de qualidade superior e atender melhor às demandas do mercado.

Redação Campo Vivo

Deixe um Comentário

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar