Rastreabilidade no café: Abics fala sobre a importância dos dados para avançar no mercado externo atendendo exigência dos compradores

por Portal Campo Vivo

Entre os desafios encontrados pelo setor, compilar todos os dados em uma única plataforma está entre eles

O setor cafeeiro do Brasil, de forma geral, vem trabalhando em busca de promoção de imagem e de informações que façam a cafeicultura brasileira ainda mais sólida. Responsável pela maior produção e exportação de café do mundo, o Brasil vem ampliando as parcerias entre os elos da cadeia para cada vez mais manter a cafeicultura em evidência.

Para Aguinaldo José de Lima, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), o país vem avançando em importantes pesquisas com dados concretos para garantir a evolução de uma cafeicultura que além de produtiva, seja também sustentável e alguns desafios fazem parte deste caminho.

“Estamos envolvidos em parcerias para desenvolver plataformas de rastreabilidade. Alguns desafios são mais fáceis de serem atingidos embora tenha algumas dificuldades”, disse durante o “Um Caminho para a Neutralidade de Carbono no Café”, evento online realizado na manhã desta quinta-feira (17).

Aguinaldo comenta que é importante que todos os elos da cadeia tenham o mesmo conceito de sustentabilidade, incluindo a participação do produtor. Cita ainda que a partir do “blockchain” o setor cafeeiro teria mais transparência e poderia avançar nos mais diversos mercados.

Comentou ainda que uma plataforma com todas as informações seria o passo inicial para fazer os trabalhos funcionarem de maneira interligada. Aguinaldo foi produtor de café por mais de 30 anos e sente também as dores de quem está no campo.

“Os clientes querem saber a localização das áreas, se há foco de incêndio, desmatamento e precisamos ter essas informações de boas práticas de produção. Precisamos entrar agora em uma outra rota, que é de introduzir a cafeicultura brasileira em uma grande paltaforma de informação”, comenta.

Outro passo importante para a plataforma sair do papel, é fazer com que o produtor também esteja disposto a divulgar as informações importantes para o mercado. Além disso, Aguinaldo ressalta a importância de se falar também em rastreabilidade social.

“É importante ter essa informação na base para chegar no exportador, no trader, na indústria. E o que o produtor vai ganhar com isso? É necessário que cooperativas e instituições se envolvam no processo educativo e tecnológico dos produtores”, afirma.

Ressalta ainda que é necessário que as lideranças encontrem entre elas uma forma de motivar o produtor a entender a importância da ação. “Pode ser que seja um diferencial que nós temos que pagar no começo, sinalizar para o produtor que se ele entrar vai ter um diferencial, e esse é nosso esforço e a partir disso envolver os demais elos da cadeia”, finaliza.

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