Semana começa com muita chuva pelo Brasil e com estado de alerta no Sul e Sudeste

0

Segundo Inmet, nessas áreas há previsão de chuvas expressivas e até risco de ventania e queda de granizo

A semana começa com a previsão de chuvas significativas em várias partes do Brasil. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos seguem confirmando as previsões de aumento das áreas de instabilidade na segunda quinzena do mês, e o estado de alerta para as próximas 24 horas ficam nas regiões Sul e Sudeste.

O Inmet emitiu, válido pelas próximas 24 horas, alerta laranja para o Sul do Brasil. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação oficial. O alerta é válido para áreas dos três estados da região sul do Brasil.

Veja no mapa as áreas em alerta laranja no Sul do Brasil:

Inmet

Já na região Sudeste, o alerta é válido para Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. De acordo com o especialista, além dos acumulados expressivos, há risco para ventanias e queda de granizo em toda área.

“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, complementa a publicação oficial na página do Inmet.

Veja as áreas em alerta na região Sudeste:

Inmet

Além dessas áreas, também há previsão de chuva no Centro-Oeste. Os maiores acumulados são esperados para o noroeste do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Também chove em Goiás e no Mato Grosso, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm.

A umidade também começa a retornar para o Matopiba. De acordo com Heráclio, a circulação dos ventos vai favorecer o avanço da chuva para o oeste da Bahia e extremo sul do Maranhão e Piauí nos próximos dias. Também há previsão de chuva no Tocantins, com acumulados de até 20mm nas próximas 24 horas.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Inmet

Notícias Agrícolas

Compartilhar:

Deixar um Comentário