Incaper e Conab discutem geotecnologias disponíveis no ES para apoio ao levantamento de safra de café

0

Integrantes da equipe técnica e dirigentes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reuniram-se no início deste mês para discutir sobre os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Bases Geospaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) para ser usado nos serviços de levantamento de safra no Estado.

O servidor do Incaper e que atua na Unidade Central do Geobases, João Marcos Augusto Chipolesch, fez uma explanação sobre o Geobases com demonstração dos recursos existentes, mostrando como eles poderiam ser utilizados em trabalhos pela equipe da Conab. Durante a apresentação, ocorreu uma troca de informações e opiniões, que sinalizaram a possibilidade de aproveitamento dos recursos desse sistema.

“Ficou acordado entre os presentes que há necessidade de os técnicos de Tecnologia de Informação e Sistema de Informações Geográficas (SIG) de ambas as instituições estudarem formas de aproveitamento dos dados usados na metodologia aplicada para a safra do ano anterior”, falou o coordenador técnico do Geobases, Leandro Feitoza.

De acordo com o coordenador estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o Incaper possui rede de profissionais em todo o Estado e tem dado suporte ao assunto em campo. “Geobases possui mecanismos que podem facilitar a melhoria da qualidade dos trabalhos e melhorar a sistematização desse tipo de levantamento em âmbito estadual”, falou Romário.

“Os dirigentes das instituições presentes concordaram que é oportuno traçar uma estratégia para que a previsão de safra seja apoiada pelo Geobases por conter recursos que podem contribuir anualmente com esse suporte que, por meio da integração dessas instituições públicas, propicie longevidade na continuidade desse serviço que será de muita relevância para esse reconhecido segmento da economia capixaba”, falou o coordenador técnico, Leandro Feitoza.

O diretor-presidente do Incaper e secretário executivo do Geobases, Maxwel Assis de Souza, encaminhou uma solicitação para a Secretaria de Meio Ambiente (Seama) solicitando a disponibilização de toda a camada de dados de uso e cobertura do solo 2007/2008, para compor a interface geográfica a ser construída em comum acordo entre a Conab e Incaper.

Na ocasião, além dos superintendentes da Informação do Agronegócio (Suinf) da matriz da Conab, Aroldo Antônio de Oliveira Neto, e regional da Conab no Espírito Santo, Brício Alves dos Santos Júnior, participaram da discussão os gerentes de Levantamento e Avaliação de Safras (Geasa/Conab), de Geotecnologia (Geote/Conab), de Sistemas de Informação (Gesin/Conab), de Operações e Suporte Estratégico (Geose/Conab), de Operações (Conab/ES) e a Equipe da Unidade Central de Gestão do Geobases.

 

 

Luciana Silvestre

Compartilhar:

Deixar um Comentário