Mais de três mil aves positivas para salmonela são abatidas

por admin_ideale

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) retirou de circulação, nessa quarta-feira (12), 3.500 aves cujos exames deram positivo para a Salmonella Enteritidis, bactéria que pode provocar intoxicação alimentar nos seres humanos.

A granja, localizada em Domingos Martins, integra o programa de gestão de risco diferenciado com vigilância epidemiológica e adoção de vacinas, implementado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em estabelecimentos avícolas considerados de maior susceptibilidade à introdução e disseminação de doenças. O sistema diferenciado inclui colheitas de amostras, a cada quatro meses, para a realização de testes laboratoriais para o diagnóstico de salmonelas.

As aves positivas para a bactéria foram destinadas ao abate sanitário e, posteriormente, a uma graxaria em Fundão, devidamente registrada no Serviço de Inspeção Federal (SIF), para que fossem abatidas e utilizadas na produção de farinha para ração animal (cães, gatos e peixes) após passarem por tratamento térmico adequado de esterilização.

Segundo a médica veterinária do Idaf, Luciana Fischer Gaspar, o trabalho de monitoramento das aves é fundamental. “É importante que haja esse acompanhamento constante para evitar que os produtos de animais infectados, como ovos e frangos abatidos, cheguem até os consumidores, podendo causar, por exemplo, gastrenterites”, alerta.

 

 

Francine Castro

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar