Foi realizada na última quarta-feira (15), em Ecoporanga, uma reunião para definir um diagnóstico rural participativo com os beneficiários do Projeto de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS) do assentamento Miragem.
No encontro, foram discutidos os pontos positivos e negativos, além da necessidade de melhorias no plano municipal, no intuito de condicionar adequadamente o espaço da feira semanal para os produtores locais. Ao fim do evento, foram feitos encaminhamentos e relatórios que serão enviados como registro do acompanhamento do projeto PAIS aos órgãos por ele responsáveis (Seadh, Seag, Cras, Incaper e Semag) para atualização do presente estágio do projeto.
“Esse encontro é muito importante. São 24 produtores beneficiários do projeto que estão tendo um pouco de dificuldade no deslocamento para conseguir expor sua produção na feira. Então, além de a equipe do Incaper assistir os produtores na manutenção da qualidade de sua produção, também procuramos um jeito de inseri-los no mercado”, afirmou o extensionista do escritório local do Incaper, Alexandre Luiz.
Alexandre ressaltou também a importância do projeto PAIS na região. “Além de uma produção de qualidade, é garantia de segurança alimentar e de poder gerar uma renda extra para o beneficiário”, afirmou.
Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS)
O PAIS é fruto de um convênio do Ministério de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Estado de Assistência Social, e foi direcionado aos municípios que compõem o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consad) da Bacia do Itabapoana e do Norte Capixaba, a fim de garantir a segurança alimentar das famílias carentes que moram nas zonas rurais desses municípios.
O projeto é uma tecnologia social inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversificar a produção, utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades e produzir em harmonia com os recursos naturais.
Mais do que uma horta circular com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento, o PAIS é um sistema integrado e uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a agricultura familiar. O método dispensa o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos, preserva a qualidade do solo e das fontes de água, alia a criação de animais com a produção vegetal, estimula a agricultura orgânica, reduz a dependência de insumos alheios à propriedade, apoia o manejo correto dos recursos naturais, incentiva a diversificação da produção e evita o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.
Hércules Nascimento

