O boi gordo segue acumulando altas de preços. Nos contratos com vencimento em outubro na Bolsa de Mercadorias e Futuros, a arroba começou a semana passada custando R$ 89 e terminou em R$ 94. A alta nos últimos sete dias já é de 6,1%. Nos últimos 30 dias contados até a última segunda-feira, dia 19, o aumento acumulado já é de 11,4%.
Na avaliação de Maurício Nogueira, da Scot Consultoria, as altas de preços são normais, já que o setor de pecuária se recupera de uma crise ocorrida anos atrás. Em entrevista ao Agribusiness Online, nesta quarta-feira, dia 21, é um momento bom para o pecuarista.
– Esse preço já está favorecendo a venda para outubro. Já é uma hora de fazer hedge (mecanismo de fixação e garantia de preços). A gente esperava essa alta. Houve abates de vacas nos últimos anos e uma hora os preços se recuperariam.
Quem enfrenta dificuldades para garantir a rentabilidade nos negócios são os frigoríficos. Maurício Nogueira explicou que as empresas têm de lidar com a escassez de matéria-prima ao mesmo tempo em que devem administrar o repasse das altas de preços para os consumidores. Com isso, as margens ficam reduzidas.
Canal Rural

