A realização do primeiro workshop resultou no recebimento de 48 inscrições de produtores no 3º Prêmio Conilon Especial, em um único dia. A entrega das amostras fez parte do evento que busca difundir as boas políticas da qualidade na produção do café conilon. Realizado em Água Branca o encontro, deste sábado, reuniu aproximadamente120 produtores. Em breve, outras cidades receberão o evento.
O recebimento de uma quantidade expressiva de amostras durante o evento é bem avaliada pelos organizadores do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade. O engenheiro agrônomo, Gustavo Sturm, da Conilon Brasil, lembra que a cada ano crescem as amostras em quantidade e qualidade. "Encontramos dezenas de produtores que estão ansiosos por informação. São muitas dúvidas a respeito da qualidade que são sanadas em workshops como este"-avaliou.
As inscrições para o concurso poderão ser até o dia 12 de Setembro. Podem participar produtores do Espírito Santo, nas categorias natural e cereja descascado. As mesmas podem ser realizadas em qualquer escritório do Incaper de todo o Estado, ou ainda na Kubit Café. As cooperativas Coopeavi e Cooabriel também participam do projeto e recebem as inscrições em seus municípios de atuação. Os melhores cafés ainda serão premiados com a distribuição de R$ 50 mil entre os primeiros colocados, além de produtos dos patrocinadores.
Um encontro de formação
O Primeiro Workshop do 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade voltou-se principalmente a disseminação de informações sobre a qualidade. Carlos Kubit destacou a importância da adoção de práticas fundamentadas em protocolos da qualidade. Entregou ainda a cada produtor uma homenagem, dentro do Programa 4C.
Apoiadora do concurso, a Nestlé, com a marca Nescafé, apresentou seus objetivos, avanços e perspectivas futuras. Abordou também o projeto de implantação do padrão 4C no Espírito Santo. Pela Conilon Brasil, Gustavo Sturm tratou dos cuidados no pós-colheita e preceitos de qualidade do café conilon.
Fechando o evento, foi realizada uma oficina de classificação física e sensorial de café conilon. Para muitos produtores, foi a primeira oportunidade de conhecerem amostras de cafés que atendem aos padrões internacionais de classificação.
Parceiros
O 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade conta com inúmeros parceiros. Entre eles estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ® que é pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de criação de valor compartilhado na cadeia produtiva de café conilon. A Fertilizantes Heringer, Pinhalense, Coopeavi, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN.
Todo o concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura e INCAPER. Também apóiam as prefeituras de Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo. Bem como os municípios atendidos pela Coopeavi e Coabriel.
Primeiro Workshop desenvolvido dentro do Prêmio Conilon Especial, desenvolvido em Águia Branca. O banco de imagens está disponível no site da Conilon Brasil.
Weberton Thomaz

