Na tarde desta terça-feira (05), o tema principal abordado durante o III Congresso Brasileiro de Resíduos Orgânicos, realizado em Vitória, foi o uso de substratos para plantas, os quais servem como suporte para que elas desenvolvam e fixem suas raízes.
Substrato é todo o material utilizado como meio de crescimento para plantas, que não seja o solo. Pode ser constituído por um único material ou por uma mistura balanceada de materiais orgânicos e minerais. Entre as vantagens do uso de substratos, por exemplo, está a produção de mudas de qualidade, sem a contaminação com pragas e patógenos, o que é fundamental para o sucesso das lavouras dos produtores rurais.
Durante a mesa de debates, foi abordado o uso de substratos e nutrição mineral de plantas ornamentais, com o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) José Geraldo Barbosa. Ele apresentou como as diferentes plantas reagem a determinados tipos de substratos, com destaque para as plantas ornamentais. “Cada planta tem sua peculiaridade e a escolha do tipo de substrato depende de cada espécie”, falou José Geraldo.
Entre as matérias-primas mais conhecidas e utilizadas para compor substratos estão a casca de arroz, areia, fibra de coco, casca de pinus, subprodutos da madeira, como serragem, e o xaxim.
Os substratos podem ser aplicados na produção de mudas de qualquer cultura, por meio de sementes ou estruturas de propagação, como estacas. O substrato para plantas é utilizado na produção de hortaliças, citros, florestas, flores e plantas ornamentais, e para formação de projetos de jardinagem e paisagismo profissional, e nas mais variadas espécies de frutas.
Vantagens da utilização do substrato
Na atividade, tipos de substratos para aclimatação de mudas micropropagadas em ambiente protegido foram abordados pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Enio Luiz Pedrotti, que explanou as vantagens da aclimatização de mudas de propa¬gação de in vitro com a utilização de substrato.
Já as propriedades físico-químicas dos substratos disponibilizados no mercado nacional foram apresentadas pelo representante da empresa Jiffy Plugs, do Rio de Janeiro, José Augusto Taveira.
De maneira geral, os substratos são materiais com características físicas, químicas e biológicas conhecidas, estáveis e uniformes. Entre as vantagens de uso estão a isenção de patógenos, pragas e plantas daninhas; otimização do espaço para germinação de sementes e enraizamento de estacas; melhor controle sobre a formação de raízes, o que facilita a verificação de torrões e do sistema radicular; facilidade no controle do crescimento das plantas; material pronto para uso e de fácil manuseio e melhor controle de irrigação e fertilização.
III CBRO
O III Congresso Brasileiro de Resíduos Orgânicos teve início na última segunda-feira (04) e continua até esta quinta-feira (7), no Hotel Golden Tulip, em Vitória.
Luciana Silvestre

