Pequenos produtores de café de Linhares renovam a lavoura com a ajuda da prefeitura

por admin_ideale

Estamos na época de fim de colheita do café em todo o Espírito Santo. Muitos produtores já se preparam para plantar uma nova lavoura e contam com uma ajuda especial para isso. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, presta serviços de assistência aos pequenos produtores do município com diversos serviços gratuitos não apenas nesta época, mas o ano inteiro.

No período de fim de colheita do café, quem tem propriedades de tamanho igual ou inferior a quatro módulos fiscais, o que equivale a 80 hectares de terra, pode solicitar os serviços de arranquio e preparo de solo para plantio. Neste caso, o serviço mais procurado é o arranquio, quando máquinas da prefeitura retiram as plantas mais antigas (com cerca de 20 anos de idade) ou de baixa produtividade da propriedade para dar lugar a uma nova lavoura.

"Muitos pequenos produtores queriam plantar e não tinham condições nem de preparar seu terreno para começar", afirma o agricultor da região do Guaxe, José Pires. Ele está recebendo o serviço de arranquio de café em sua propriedade. "É muito importante por que é um incentivo", completa.

Prestação dos serviços gratuitos é regulamentada por lei

A Lei 3.379/2013, que regulamenta esse trabalho, foi elaborada dentro da Secretaria de Agricultura com a participação dos colaboradores da secretaria e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, no fim de 2013. Confira a lei na íntegra:

http://www.legislacaoonline.com.br/linhares/images/leis/html/L33792013.html

Entenda como funciona o serviço e como solicitá-lo

Os equipamentos da prefeitura são utilizados em propriedades de até 80 hectares, com limite de trabalho de 10 hectares por atendimento (para os casos de preparo do solo para plantio), e de até 15 horas/máquina (para os demais serviços).

As equipes da Secretaria de Agricultura só podem retornar a propriedades já atendidas após período mínimo de três meses, a contar da data de finalização do último atendimento. Os limites são necessários para garantir que todos os produtores que precisam possam ter acesso aos serviços.

Para utilizar o serviço instituído na Lei, o produtor interessado deve seguir os seguintes passos:

1º – Realizar cadastrado na Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e/ou em sua associação de representação, quando for o caso e/ou com o agente da secretaria regularmente identificado em visita a campo;

2º – Preencher formulário padrão de solicitação do(s) serviço(s), no qual, dentre outros dados, deverá estimar a área a ser beneficiada pelo programa e definição da máquina específica e ser usada no serviço;

3º – Acompanhar junto ao setor específico da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento o andamento do processo e agendamento para realização do serviço;

4º – Realizar o acompanhamento da execução do(s) serviço(s) e atestar, ao final, sua execução.

A prestação dos serviços é feita de acordo com cronograma da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento. Cada pedido passa por uma análise de conformidade antes de ser prestado. A Secretaria de Agricultura está localizada na Rua Augusto Pestana 1150, Centro.

 

 

 

 

Ramon Luz

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar