Produtores de banana do município de Laranja da Terra participaram do I Dia de Campo de Banana, organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Também participaram da organização o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Laranja da Terra. Na ocasião, foram apresentadas as maneiras de evitar e controlar diversas pragas e doenças que atacam os bananais.
A atividade foi realizada nesta terça-feira (10), na propriedade do senhor Reginaldo Scárdua, localizada em Vendinha. Ele é o maior produtor de banana da região, com 100 mil pés plantados. Do I Dia de Campo de Banana, participaram mais de 100 agricultores.
A atividade contou com atividades sobre as seguintes temáticas: identificação e formas de controle da Broca do Rizoma, Moleque da Bananeira, Sigatoka Amarela e Mal do Panamá; e medidas preventivas contra Sigatoka Negra e importância do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).
De acordo com o extensionista do Incaper Anderson Pilon, a iniciativa do Dia de Campo foi apresentar as formas adequadas de controle de pragas e doenças. “No município, os agricultores, muitas vezes, usam agrotóxicos de forma indiscriminada. Por isso, essa ação contribuiu para mostrar que as formas e o momento corretos de realizar o controle”, afirmou.
Ele disse que as principais doenças que atacam os bananais em Laranja da Terra são a Sigatoka Amarela e Mancha Cordana, que provocam queda de produtividade e perda de qualidade. No que se refere a pragas, o Moleque da Bananeira, a Tripes e a Esperança da Bananeira são as que mais provocam estragos, incluindo queda e morte das plantas.
“Outro aspecto importante da atividade foi a apresentação de medidas preventivas para a Sigatoka Negra, que não existe no Estado. No entanto, como os agricultores comercializam para o Rio de Janeiro e São Paulo, é preciso se precaver para que essa doença não chegue aqui, obtendo cuidados no uso de caixas plásticas para o transporte”, falou Anderson.
A banana está entre um dos principais produtos agrícolas do município de Laranja da Terra, em conjunto com o café conilon, manga, banana, tomate, quiabo e inhame. A produção dessa cultura tem sido ampliada no município e a comercialização para mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) terá início neste mês.
Luciana Silvestre

