ARTIGO – O simbolismo da inspetoria do Crea-ES em Aracruz

por admin_ideale

O Crea-ES deu mais um passo importante no processo de descentralização e desconcentração de suas atividades: a inauguração de sua Inspetoria em Aracruz, desmembrada da Inspetoria de Linhares. Esta é a terceira Inspetoria que o Crea-ES inaugura, bem mais estruturadas, para atender aos profissionais e às empresas da área tecnológica.

Esta Inspetoria de Aracruz reveste-se de simbologia especial, porquanto o município exerce uma centralidade inquestionável na Região, por várias atividades do presente e perspectivas favoráveis para os próximos anos.

A Região de atuação da Inspetoria abrange, a partir de agora, cinco municípios da Região Metropolitana Expandida Norte: Aracruz, Fundão, Santa Teresa, Ibiraçu, e João Neiva. Contando com uma população aproximada de 160.000 habitantes, dinamismo da Região está centralizado nas atividades urbano-industriais e agroindustriais. No agronegócio, desponta a produção florestal integrada à industrial de celulose e papel e madeiras, e a convivência salutar entre a agricultura familiar com atividades diversificadas, dominante espacialmente, e os grandes projetos capital-intensivos já implantados na região. Os municípios da Região respondem por aproximadamente 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, e Aracruz, sozinho, detém 75% do PIB regional.

As plantas industriais diversificam-se em empresas setoriais de celulose e papel, processamento de madeira, álcool combustível, alimentos e bebidas, química e petróleo & gás, siderurgia e metalmecânica, construção civil e logística. Além do Eucalipto, o Café, a Fruticultura, Pecuária Bovina, a produção de Cana de Álcool e Cachaça, a Olericultura e a Agroindústria Artesanal conformam os arranjos produtivos do agronegócio.

O desenho de futuro da Região tende a se adensar e se expandir nesses segmentos citados, com mais agregação de valor aos produtos e serviços, sejam da agricultura ou da indústria.

Esta é a razão por que a FINDES implantou recentemente uma Diretoria Regional, em Aracruz. Esta é a razão também porque o Crea-ES inaugurou a Inspetoria Regional. São cerca de 1550 profissionais da área tecnológica, registrados no Crea-ES, que atuam na Região; e as perspectivas são de crescimento das oportunidades de emprego, haja vista os investimentos industriais já confirmados, principalmente em Aracruz, mas que influencia o surgimento de novas empresas, agroindustriais, industriais e de serviços, em toda a região.

 

O Crea-ES vem, com seus profissionais e  empresas registradas nas áreas de Engenharia e da Agronomia, apostando firme na Região e nas demais regiões geoeconômicas do Estado, sinalizando que os profissionais da engenharia e da Agronomia acreditam no futuro do Espírito Santo, da Sociedade Capixaba e da Região de Aracruz.

 

Esta é a razão porque o Crea-ES está fazendo um esforço permanente e intenso para chegar cada vez mais perto dos profissionais e das empresas das áreas tecnológicas. Esta Gestão está promovendo uma repaginada no Crea-ES, e ao mesmo tempo, avançando para o interior. Os avanços tem sido compensadores.  

 

Além de reformas e adequações nas inspetorias, foram reabertas as inspetorias de Vila Velha e Guarapari e melhoradas as condições de funcionamento de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus, tais como:

– Investimento em mobiliário e equipamentos. Antes tínhamos apenas 10 computadores nas Inspetorias. Agora são 30, só nas Inspetorias, e praticamente todos novos;

– Foram comprados 21 veículos para a fiscalização, além de uma Van, de 21 lugares, para trabalhar como Unidade Volante de Atendimento: O Crea Itinerante. Com isso, fortalece-se o trabalho de fiscalização, dando melhores condições de trabalho aos fiscais.

De tudo o que já foi alcançado nos últimos dois anos, o mérito é da Diretoria, dos Conselheiros, Inspetores e funcionários, aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a direção, com quem este Conselho e sua Diretoria sempre têm podido contar – e para quem se registra os profundos agradecimentos dos Gestores do Crea-ES.

 

 

 

 

Helder Paulo Carnielli

Presidente do Crea-ES

Wolmar Roque Loss

Superintendente do Crea-ES

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar