Produção colombiana de café fechará em 14 milhões de sacas

0

A produção cafeeira colombiana está estimada em 14,3 milhões de sacas de sessenta quilos na campanha de comercialização 2018/2019, segundo informou o mais novo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O relatório informou que é possível que a próxima safra mantenha a mesma produção.

“Prevê-se que a produção se recupere devido aos impactos positivos da seca de baixa intensidade do El Niño, que aumentou a floração. Além disso, mais usinas estão atingindo seu pico produtivo para estabilizar a produção de café colombiana em torno de 14 milhões de sacas de GBE. A recuperação da produção nos últimos anos foi resultado direto do sucesso do programa de replantio estabelecido em 2012, que reduziu a idade média dos cafeeiros de 15 para 7 anos e aumentou a produtividade e a densidade das plantas”, diz o texto.

Paralelamente à recuperação da produção, estima-se que as exportações aumentem para 13,3 milhões em 2018/2019, sem alterações na safra subsequente. “Os Estados Unidos são o principal destino das exportações colombianas de café, responsáveis por mais de 40% do total das exportações. As importações de café na Colômbia destinam-se a satisfazer a crescente demanda interna que cresce em ritmo mais acelerado do que os países consumidores de café tradicionais. As principais opções de fornecimento para as importações da Colômbia são Peru, Honduras, Equador e Brasil”, completa.

“Embora a produção de café tenha mantido níveis fortes devido ao aumento da produtividade e à renovação das plantações de café, os preços internacionais afetaram severamente a renda dos produtores. Devido aos baixos preços, o governo colombiano está apoiando os cafeicultores por meio de subsídios de pagamentos diretos”, conclui o texto.

Agrolink

Compartilhar:

Deixar um Comentário