Decisão prejudica pequenos e médios frigoríficos brasileiros

por admin_ideale
O deputado Alfredo Kaefer (PSDB/PR) e representantes de entidades agropecuárias e de frigoríficos questionaram as motivações e o conteúdo de uma circular do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que cancelou, desde fevereiro deste ano, as exportações de miúdos para países asiáticos por meio de ECDs (Entrepostos de Cargas e Derivados). Essas empresas vendem miúdos e despojos no mercado internacional de qualquer frigorífico que não esteja habilitado pelo ministério a exportar seus produtos diretamente.

O assunto foi debatido em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizada a pedido de Kaefer e do deputado Duarte Nogueira (PSDB/SP), e da qual também participaram integrantes do Mapa. “O ministério está cometendo um ato fora do rito normal. É a burocracia mastodôntica do Estado que prejudica as empresas. Estamos deixando de fazer com que empresas tenham capacidade de exportação”, disse Kaefer.

A indicação do advogado Rodrigo Figueiredo para a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), departamento que respaldou a decisão do ministério, também foi alvo de duras críticas de Kaefer. “Uma pessoa que não é da área, quebrando inclusive uma tradição do ministério. Nessa condição, eu, como administrador de empresa, posso me credenciar a ser um secretário do Ministério da Saúde”, disse Kaefer. “Isso fere toda a lógica de procedimento de pessoas técnicas para respectivos postos a que são colocadas”, completou.

 
 
 
 
 
 
 
O Paraná

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar