No Prêmio Cafés Especiais Afonso Cláudio-ES Brasil 2018, as melhores colocações no concurso, na categoria conilon, são de produtores que cultivam variedades do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O evento, que teve a cerimônia de encerramento realizada no Centro Cultural José Ribeiro Tristão, premiou dez cafeicultores na categoria conilon e dez na arábica, com notas acima da média. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, degustadores de café, representantes de órgãos e entidades da área da agricultura, além dos agricultores e seus familiares.
“Identificamos que entre as melhores colocações no concurso na categoria conilon, existem produtores que cultivam variedades desenvolvidas e recomendadas pelo Incaper, sendo: Vitória, Centenária e Jequitibá. Na categoria arábica, o primeiro colocado produz a cultivar Catucaí 785-15 recomendada pelos técnicos da Instituição”, disse o extensionista Victor dos Santos Rossi.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Afonso Claudio, em parceria com o escritório local do Incaper no município e a colaboração do escritório local do Incaper de Brejetuba.
Premiação
Todos os dez finalistas de cada categoria receberão nesta quinta-feira (29), no auditório da Prefeitura Municipal, a premiação em dinheiro. Os classificados em 1º lugar receberão R$ 4.000,00. Além disso, foi premiado com o Prêmio Extra, o melhor café de cada distrito que enviou mais de cinco amostras por categoria.
Categoria arábica
1º Luciano Dutra Pimenta – Pontões
Categoria conilon
1º Florentino Brandt – Santo Antônio
Categoria Arábica – Melhor Café do Distrito
Luiz Carlos da Silva – Fazenda Guandu
Luciano Dutra Pimenta – Pontões
Augusto Reetz – São Luiz de Boa Sorte
Categoria Conilon – Melhor Café do Distrito
Dejair Ferreira Gomes – Pontões
Florentino Brandt – São Luiz de Boa Sorte
Destaque Internacional
Recentemente, o Espírito Santo foi destaque na Semana Internacional do Café 2018, que aconteceu em Belo Horizonte (MG). Dos dez finalistas na categoria Coffea canephora (conilon/robusta) do Prêmio Coffee of The Year 2018, nove são do Estado e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) faz parte desse sucesso.
Entre as 400 amostras nas categorias Coffea arabica ou Coffea canephora (conilon/robusta) por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º, 5º e o 8º (que por sinal é de Afonso Cláudio) lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica são do Espírito Santo.
Incaper