Assim como o cultivo do cacau e do conilon, a pecuária do leite será o próximo segmento do agronegócio de Linhares, que terá um Programa Municipal exclusivo para o desenvolvimento de ações e atividades de melhoria no manejo e produção. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Linhares, faz parte do Plano Agro e é uma realização que conta com a participação dos produtores do Município. Pecuaristas das regiões de Desengano, Farias e Japira já receberam a visita dos técnicos que apresentaram e discutiram as propostas do projeto e muitos manifestaram pela adesão.
O programa foi desenvolvido visando melhorar a produção de leite, utilizando-se menores quantidades de áreas de pecuária. A metodologia, segundo o secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot, é baseada no programa Balde Cheio, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A ideia é replicar aqui em Linhares, adequando-se com a nossa realidade, o método do Balde Cheio, da Embrapa, que é uma referência nacional, com resultados positivos e dentro do que nossos produtores esperam”, explica Franco Fiorot.
Os técnicos, em suas visitas, têm apresentado aos pecuaristas informações pertinentes ao manejo, práticas de utilização das áreas e técnicas recomendadas e casos de sucesso. Baixo Quartel, Pontal do Ipiranga e regiões próximas à sede da cidade serão as próximas a serem visitadas. “O programa conta com a adoção de técnicas de manejo recomendadas para evolução da produção, conforme a nossa realidade. Nós estamos em diálogo constante com os produtores e o resultado será um projeto que seja funcional para o segmento”, confirmou.
Prefeitura de Linhares