O escritório do Incaper de Marechal Floriano, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e a empresa Casa do Adubo, promoveram no município a 10ª Campanha Campo Limpo, para recolher embalagens vazias de defensivos agrícolas utilizadas pelos produtores rurais. A ação aconteceu no Centro de Agronegócios de Marechal Floriano e tem como objetivo evitar a contaminação do solo, da água e de animais.
A campanha contou com a participação de mais de 70 produtores de todas as comunidades rurais da região, que devolveram as embalagens e foram orientados em relação ao risco que é o uso de insumos nas culturas agrícolas; aos cuidados para o manuseio; à importância de fazer o curso sobre o uso desses produtos e, principalmente, a nunca queimar as embalagens e ter uma pequena construção para o armazenamento.
“Apesar de sabermos da lei que obriga os produtores a devolverem as embalagens na loja onde adquiriram os agrotóxicos, para o pequeno produtor, que normalmente só tem um veículo de passeio, torna difícil e perigoso tal tarefa. Assim, a campanha facilita para os produtores a devolução das embalagens”, explicou o chefe do escritório do Incaper em Marechal Floriano, Cesar Abel Krohling.
Parte dos produtores já entregam as embalagens nas lojas onde compraram os produtos químicos. “A adesão este ano foi maior que a do ano passado e ficamos satisfeitos com o resultado e com a contribuição que todos nós estamos dando ao ambiente”, salientou Cesar.
Incaper