Café conilon de associados da Cooabriel estão entre os melhores do país

0

Pelo segundo ano consecutivo, produtores associados da Cooabriel chegam à final do concurso Coffee of The Year Brasil. Foram quatro cafeicultores da cooperativa classificados para a final do concurso, que acontece na próxima quinta-feira (27), durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

Três das cinco amostras de cafés conilon, encaminhadas pela Cooabriel para a competição deste ano, foram classificadas. Os produtores que estão na final são Adair Batista Borges, do de Alto Rio Novo; Ari Fernandes Saturnino, de Mantenópolis-ES e Wilson Luciano MontMoor, também de Alto Rio Novo. A produtora associada Rosa Caser Venturim, de São Gabriel da Palha, também é finalista com amostra do Café Fazenda Venturim, inscrita pela família.

Em 2016, o vencedor da categoria café conilon foi o produtor associado, Edgar Bastianello, de Nova Venécia-ES e o terceiro lugar foi conquistado por Wilson Luciano Mont Moor, de Alto Rio Novo-ES.

O produtor Wilson Luciano Mont Moor ficou feliz ao receber a notícia da classificação da sua amostra. Essa é a segunda vez que ele participa e é classificado no concurso.

“O meu foco é café de qualidade e a Cooabriel é a principal motivadora disto. No ano passado mesmo, alcancei a segunda classificação no concurso da cooperativa (Conilon de Excelência Cooabriel, categoria Cereja Descascado) e do nacional – Coffee of The Year Brasil, classifiquei amostra no 3º lugar. Se não fosse a Cooabriel não teria avançado. Aprimoro, a cada ano a produção da minha lavoura que ocupa toda área da propriedade (5ha) que recebi de herança do meu pai e desde então me propus a trabalhar café de qualidade. Com isto, aprimoro a cada dia, de acordo com as possibilidades que tenho como pequeno proprietário. O esforço vem valendo a pena”– declarou.

Wilson estará participando da SIC em Belo Horizonte, junto a uma comitiva do Espírito Santo, com dezenas de representantes da Cooabriel. E avisa: “Estarei na torcida, pela nossa classificação final.”

O presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, falou da alegria com a classificação dos sócios da Cooperativa e recordou o grande empenho da Cooabriel no histórico de melhoria da qualidade do café conilon brasileiro.

“As ações de incentivo da Cooperativa, como por exemplo, os concursos de qualidade do café conilon promovido pela Cooabriel em sua área de ação, foram determinantes para incentivar os sócios e projetar o conilon. A história da melhoria do café conilon com avaliações sensoriais da variedade, partiu da Cooabriel. Há cerca de 20 anos apostamos nisto, contra tudo e contra todos que eram céticos e duvidavam do potencial do nosso café conilon, mas, seguimos orientados por especialistas renomados que atestaram as grandes nuances do conilon na prova de xícara. Muita alegria mesmo em vermos nossos sócios avançando com o conilon a nível nacional. Parabéns aos que acreditaram e apreciam a nobreza do café conilon” – destacou.

Redação Campo Vivo com informações da Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário