Com o objetivo de incentivar a produção de bebidas e a regulamentação da atividade no Espírito Santo, a Superintendência Federal de Agricultura no estado promove na próxima quarta-feira (25) em Vitória, um encontro com técnicos e produtores do segmento. Um dos objetivos da iniciativa é evitar que os produtores tenham prejuízos futuros, caso aconteça alguma fiscalização, principalmente na produção de vinho, fermentados, licor e cachaça.
“É importante que o produtor preste atenção e regularize a atividade. Essa ação é justamente para estimular o registro, que sai com 30 ou 60 dias, dependendo da documentação entregue pelos produtores. Eles precisam entender que o registro é um investimento por parte do produtor e não prejuízos, como muitos veem”, disse o superintendente do Mapa no estado, Dimmy Barbosa.
Para regularizar a atividade junto ao Ministério da Agricultura, os produtores precisam registrar o estabelecimento e os produtos que serão comercializados, além da elaboração de um projeto devidamente assinado por um profissional da área, como engenheiros agrônomos ou químicos. Segundo o superintendente, a maioria dos produtores trabalham de forma clandestina, o que impede a comercialização em grande escala na região produtora e em demais regiões do estado e do país.
“Temos o exemplo de uma vinícola em Santa Teresa que após obter seu registro, começou a comercializar seus produtos em mercados da Grande Vitória, por exemplo. Obtendo o registro, é possível comercializar os produtos de forma aberta em todo o Brasil, além de incentivar o agroturismo local”, esclarece Dimmy.
Caso sejam flagrados por alguma fiscalização, os produtores que trabalham de forma irregular podem perder toda a mercadoria, que deverá ser descartada pelo próprio produtor, receber multa que pode chegar a R$ 100 mil e responder por processo.
O primeiro treinamento sobre registro da produção de bebidas acontece em Vitória, mas a expectativa é de que outros três municípios do interior do estado recebam o encontro até o final deste ano.
Serviço:
Treinamento sobre Registro da Produção de Bebidas
Data: 25/10 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório do Centro do Comércio de Café de Vitória
Redação Campo Vivo