Ovinos e caprinos serão contabilizados no Espírito Santo

0

ovinos50gNa última semana, representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) se reuniram com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES) e a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado (Accoes). O objetivo foi definir estratégias para a realização de um censo animal para essa cadeia produtiva.

Segundo o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, neste momento foram traçadas as primeiras ações. “Será feito um levantamento da evolução do cadastro de ovinos e caprinos no Estado. O Idaf, em parceria com estas instituições, promoverá no próximo mês uma atualização cadastral de sua base de dados agropecuários. Será uma oportunidade para que o produtor se regularize sem penalidades, já que o cadastro desses animais junto ao Instituto é obrigatório”, explicou Fiuza.

Para o presidente da Accoes, Neuzedino Alves Victor de Assis, é essencial que a associação saiba quem são e onde estão os criadores de ovinos e caprinos do Estado para poder auxiliar na promoção do desenvolvimento da cadeia produtiva que, nos últimos anos, tem crescido de forma significativa. “Para o criador que ainda não está integrado a esta atividade de forma econômica sustentável, as atividades de ovinocultura e caprinocultura  surgem como excelentes oportunidades para incremento da renda em sua propriedade. Para o consumidor final, vários criadores capixabas sócios da Accoes já ofertam produtos de qualidade superior no mercado”, disse Neuzedino.

De acordo com gerente de Aquicultura, Pesca e Produção Animal da Seag, Anderson Baptista, o setor nos últimos anos cresceu muito e está se organizando. “Os entraves que antes existiam na produção estão aos poucos sendo solucionados e a criação tem se mostrado uma excelente oportunidade de negócios para as pequenas e médias propriedades. O censo servirá para conhecer o perfil e a dimensão da caprino/ovinocultura no Estado e auxiliará na definição das políticas públicas para o setor”, disse.

Ovinocultura

Atualmente, estão registrados no Idaf 1.027 produtores envolvidos com a criação de ovinos, em 964 propriedades. O rebanho de ovinos compreende 38.896 animais. Com relação aos caprinos, são aproximadamente 375 produtores envolvidos, em 353 propriedades, com rebanho de mais de 7.270 animais.

Idaf

Compartilhar:

Deixar um Comentário